Com deus ou sem deus, Dan Brown veio parar no topo da lista
PublishNews, Leonardo Neto, 13/10/2017
Com mais de 16 mil cópias vendidas na semana de estreia ‘Origem’ ocupa o primeiro lugar da Lista Geral dessa semana

Nesta semana, quando os olhos do mundo editorial se voltaram para Frankfurt, foi lançado Origem (Arqueiro / Sextante), do mega-seller Dan Brown. Na coletiva de imprensa que realizou na cidade alemã, o escritor disse que vai acabar a necessidade de um deus exterior. Foi nesse contexto que o seu mais recente livro veio parar no topo da Lista Geral dos mais vendidos do PublishNews desta semana. Foram 16.009 cópias vendidas na estreia. O livro aparece também na 13ª posição, com a sua versão em inglês, com 535 cópias. Esse feito desbancou o “livrão” de Felipe Neto (Coquetel / Ediouro) que estava, desde a primeira semana da Bienal do Rio, no topo das paradas de sucesso. O “livrão” caiu para a segunda posição, com 5.753 cópias. O suficiente, no entanto, para colocar o vlogueiro no topo da lista anual (parcial ainda) de infantojuvenis. No ano e até agora, ele já vendeu 62.346 cópias. A terceira posição do ranking geral dessa semana está ocupada por Crer ou não crer (Planeta), do padre Fábio de Melo e de Leandro Karnal, com 4.017 cópias.

Dan Brown, na semana de estreia, veio parar no topo da lista dos mais vendidos | © Divulgação
Dan Brown, na semana de estreia, veio parar no topo da lista dos mais vendidos | © Divulgação

Dan Brown ajudou a fazer os números da lista crescerem. Numa contagem simples e na comparação com a semana passada, houve crescimento de 10% no número de exemplares vendidos. Maior aumento, claro, na categoria Ficção, que apresentou incremento de 58%.

Além das duas versões de Origem (a em português e a em inglês), a lista trouxe outras oito novidades nessa semana. Em Ficção, apareceram O silêncio das águas (Record), de Brittainy C. Cherry, na 14ª posição, e Conquistada até terça (Verus / Record), de Catherine Bybee, na 19ª. Em Não Ficção, a novidade foi Confesso que perdi (Companhia das Letras), de Juca Kfouri, na 5ª posição.

Na Lista Infantojuvenil, duas novidades nessa semana: O navio dos mortos (Intrínseca), de Rick Riordan, na 12ª, e Lendário (Suma / Grupo Companhia das Letras), de Gabriel Bõhm dos Santos, na 15ª. Em Autoajuda, a novidade foi Meu dia melhor (Mundo Cristão), de Rinaldo Seixas, na 17ª.

Encerrando o desfile de novidades da semana, em Negócios, apareceram Obrigado pelo marketing (Benvirá), de Vitor Peçanha, na 3ª posição e A arte da guerra (Clio), de Sun Tzu, na 7ª.

O Ranking Geral das Editoras é liderado pelo Grupo Companhia das Letras, que emplacou 17 títulos, seguida pela Sextante, com 12, e pela Planeta, com nove. Na corrida pelo Prêmio Avena PublishNews, a Sextante continua na liderança, com 68 títulos. Mas o Grupo Companhia das Letras se aproxima, quase ameaçando o reinado dos irmãos Pereira. A editora dos Schwarcz já emplacou 60 títulos ao longo do ano.

[13/10/2017 08:40:00]