Rupi Kaur se empodera na lista de mais vendidos
PublishNews, Carlo Carrenho e Talita Facchini, 30/06/2017
No ranking mensal, ‘Batalha espiritual’, do padre Reginaldo Manzotti, foi o livro mais vendido em junho no país

A poeta e ilustradora canadense Ripi Kaur, de apenas 24 anos | © Divulgação / Baljit Singh
A poeta e ilustradora canadense Ripi Kaur, de apenas 24 anos | © Divulgação / Baljit Singh

Nesta semana, o grande destaque da lista geral de mais vendidos do PublishNews ficou em uma honrosa quarta colocação. Outros jeitos de usar a boca (Planeta), de Rupi Kaur ­– que estava na 11a posição da lista anterior com uma venda computada de 1.898 exemplares –, alcançou 2.317 cópias comercializadas e avançou sete posições no ranking geral, mantendo a liderança em ficção. Os três livros mais vendidos do Brasil seguem inalterados esta semana. A atriz-mirim Larissa Manoela continua em primeiro lugar com O mundo de Larissa Manoela (HarperCollins), seguida de perto pelo padre Reginaldo Manzotti e seu Batalha espiritual (Petra), que perdeu a primeira posição por apenas 95 exemplares vendidos. Isolado na terceira posição está o master coach Paulo Vieira e seu O poder da ação (Gente), com 2.620 exemplares.

O total de exemplares vendidos dos 100 livros da lista sofreu queda de cerca de 8% em relação a semana anterior, lembrando que esta estatística reflete apenas a performance dos best-sellers e não o varejo como um todo.

Apesar do crescimento na lista do livro de poesias de Rupi Kaur em uma semana com queda nas vendas, Gerson Ramos, diretor comercial da Planeta, explica que na última semana não houve nenhuma ação de marketing específica que justificasse o crescimento. “Só reabastecemos o livro no mercado, o que ajudou a manter a visibilidade do mesmo nas livrarias”, comentou. “O livro é singular, é sensível e chegou no momento certo. Ele reflete esse momento de empoderamento feminino que virou um tema atual, e a ampla repercussão nas mídias sociais, principalmente pelas influenciadoras, ajuda muito na divulgação”, lembrou o executivo.

Com a lista de hoje, fecha-se o mês de junho. E no ranking geral mensal, Larissa Manoela e o Padre Manzotti trocam de posições, com a atriz mirim ficando abaixo do religioso, que foi o autor mais vendido do Brasil no mês. Em terceiro lugar, está Paulo Vieira, seguido por Rita Lee e sua autobiografia (Globo Livros). No ranking mensal de editores, a Sextante ficou em primeiro lugar com 25 obras emplacadas na lista, seguida pela Companhia das Letras com 16, Intrínseca com 15 e Planeta com 11.

Nesta semana, 10 livros estrearam na lista. Em ficção, apenas A grande ilusão (Arqueiro). Em não ficção, Chic profissional (Paralela), Na minha pele (Objetiva) e o inusitado Guia Sanford para terapia antimicrobiana 2017 (Guanabara Koogan). Em autoajuda, o selo Pórtico da Planeta emplacou pela primeira vez Ele me ama, enquanto o selo Principium da Globo Livros estreou seu Viva como se estivesse de partida. Já em infantojuvenil estrearam Você sabia? (Outro planeta), Caraval (Novo Conceito), Colorir & Brincar 4 e 5 incríveis histórias da fazenda (Yoyo Books). Os best-sellers Pai rico, pai pobre (Elsevier) e O clique de 1 bilhão de dólares (Intrínseca) voltaram à lista de negócios.

Na corrida pelo Prêmio Avena PublishNews de Editora do Ano, a Sextante segue na frente no ranking anual com 57 títulos emplacados nas listas semanais de 2017. A Intrínseca vem em segundo lugar com 46 títulos, seguida de perto pelo Grupo Companhia das Letras com 44.

[30/06/2017 11:31:00]