
Julio observa que, embora a Catavento tenha aberto novas frentes de vendas (supermercados, padarias, loja de conveniência, floriculturas e até sex shops), o foco da empresa sempre esteve nas livrarias. As vendas para esse segmento representam hoje cerca de 60% do faturamento da distribuidora. “Sempre achamos importante abrir novas frentes. Acreditamos que o livro precisa chegar aos diversos tipos de leitores, mas, nunca perdemos esse norte que é o livreiro”, defendeu Roberto Novaes, diretor comercial da casa.
Operando em supermercados desde 1999, a Catavento teve uma boa curva de aprendizagem no que diz respeito a essas interfaces entre distribuidor e varejista. Desde então, a distribuidora teve que criar protocolos de transferência de dados padronizados entre a distribuidora e os supermercados parceiros. “Foi uma necessidade nossa desde o início das operações com supermercados e usamos todo esse know how para desenvolver essa plataforma para as livrarias”, explicou Wendel Almeida, responsável pelo departamento comercial do canal de livrarias na Catavento.
Livreiros que são clientes da Catavento podem se cadastrar e operar a plataforma que é acessada pelo site da empresa.