O poder do vídeo
PublishNews, Leonardo Neto, 28/04/2017
Olhando só para os primeiros lugares das listas de mais vendidos de abril, nota-se que, pelo menos, três livros ganharam o empurrãozinho de filmes ou séries

Frame da série 'Os 13 porquês', da Netflix, que impulsionou as vendas do livro homônimo relançado pela Ática | © Divulgação / Netflix
Frame da série 'Os 13 porquês', da Netflix, que impulsionou as vendas do livro homônimo relançado pela Ática | © Divulgação / Netflix

Abril chegou ao fim mostrando o poder que o audiovisual exerce na venda de livros. Olhando os três primeiros lugares de cada uma das listas e apurando a Lista Geral Mensal, o leitor mais atento vai observar a presença de pelo menos três livros que têm alguma relação com o cinema ou a com a TV: A cabana (Arqueiro / Sextante), que figura na terceira posição da Lista Geral Mensal de abril e é líder da Lista de Ficção, com 9.574 exemplares vendidos; A Bela e a Fera (Universo dos Livros), na sétima posição da Lista Geral e na primeiríssima da Lista Infantojuvenil, com 7.970, e Os 13 porquês (Ática), que ficou logo abaixo d´A Bela e a Fera na lista Infantojuvenil e na 12ª posição da Lista Geral Mensal, com 6.176 cópias vendidas.

A lista mensal mostra ainda que o livro Batalha espiritual (Petra / Ediouro), do padre Reginaldo Manzotti, ainda está cheio de fôlego. O título fecha o mês na primeira posição ao vender 20.306 exemplares em abril. O livro já tinha sido campeão de vendas no mês passado, com 24.174 unidades. No ano, ele já vendeu 44.480 exemplares o que lhe garante a terceira posição na Lista Geral Anual.

Por falar na Lista Anual, na corrida pelo Prêmio Avena de Editora do Ano, a Sextante permanece na liderança, com 42 títulos emplacados nesses quatro primeiros meses de 2017. A Intrínseca aparece na segunda posição, com 39 e a Companhia das Letras, coladinha com a Intrínseca, em terceiro, com 38.

Na lista semanal, poucas novidades, mas, na comparação com a semana passada, nota-se um aumento de aproximadamente 8% no número de exemplares vendidos.

Os estreantes foram: A guerra que salvou a minha vida (DarkSide), em Ficção; Brothers Rocha – Tudo igual, mas muito diferente (Astral Cultural), em Infantojuvenil; Cultura e excelência (Primeira Pessoa / Sextante) e As seis lições, que marca também a estreia da editora Mises Brasil na lista de Negócios.

[28/04/2017 07:33:00]