HarperCollins Brasil começa 2017 sem a Ediouro
PublishNews, Leonardo Neto, 03/01/2016
HarperCollins Publishers adquire 100% do capital da HarperCollins Brasil

A HarperCollins Publishers, direto de Nova York, anunciou nesta terça-feira (3) que comprou o restante das quotas da HarperCollins Brasil que pertenciam à Ediouro – cerca de 25% do capital da empresa. Com o anúncio, a companhia passa a ter 100% do capital da HarperCollins Brasil. Na próxima segunda-feira (9), a empresa deixa a sede da Ediouro em Bonsucesso e muda-se para a Rua da Quitanda, no centro do Rio de Janeiro.

Brian Murray, presidente e CEO da HarperCollins Publishers | © Frankfurt Book Fair
Brian Murray, presidente e CEO da HarperCollins Publishers | © Frankfurt Book Fair
Em comunicado, Brian Murray, presidente e CEO da HarperCollins, disse: "embora tenhamos desfrutado de um relacionamento bem-sucedido com a Ediouro, estamos muito satisfeitos em assumir a propriedade integral da HarperCollins Brasil. Vemos o Brasil como uma área em crescimento tanto para os nossos títulos publicados globalmente pelos nossos selos quanto para os autores locais. Estamos muito entusiasmados com essa nova estrutura".

Também via comunicado, Jorge Carneiro, presidente da Ediouro comentou que a parceria de dez anos entre o grupo brasileiro e o multinacional honrou a história da Ediouro. “Mas agora é o momento de focarmos em nossas marcas para fazê-las crescer", completou.

Em 2014, quando foi sabatinado por jornalistas – inclusive pelo PublishNews – durante o CEO Talk da Feira do Livro de Frankfurt, Murray adiantou seu interesse em expandir no Brasil. À época, ele disse: “o Brasil é onde todos querem estar. Nós da HarperCollins queremos estar e investir em todos os mercados onde vemos crescimento editorial em longo prazo. E o Brasil é muito importante para o mercado editorial”, completou.

Patrícia Hespanha continuará a frente da HarperCollins Brasil e Omar Souza seguirá como publisher dos selos publicados pela editora: HarperCollins, Thomas Nelson, Vida Melhor e Harlequin.

A HarperCollins Brasil foi formada por uma joint venture que combinava as operações já existentes da Thomas Nelson Brasil e da Harlequin Brasil com títulos comerciais da Ediouro. Já são mais de 2,5 mil títulos publicados, incluindo obras da HarperCollins comercial e infantil, títulos cristãos e romances do mundo inteiro, além de um foco especial em autores nacionais.

De acordo com a Ediouro, embora a sociedade tenha sido extinta, haverá uma colaboração entre as empresas. A área de estoque e expedição continuará sendo compartilhada pelas duas editoras.

Demissões

Com a mudança, a HarperCollins Brasil teve que mexer no seu quadro de pessoal. “Nós funcionávamos de maneira totalmente integrada com a Ediouro e com essa mudança, tivemos que reorganizar a nossa empresa da mesma forma que a Ediouro também está se reestruturando”, comentou Patricia Hespanha. Com isso, a diretora assume que houve demissões que atingiu cerca de 5% do pessoal da editora. O departamento que mais sentiu foi o de produção editorial, que perdeu quatro funcionários. Hespanha adiantou ao PublishNews que boa parte das funções deste departamento serão terceirizadas.

[03/01/2017 15:23:00]