ProAC 2016 contempla projeto que levará oficinas sobre livros digitais infantis a bibliotecas do Estado de SP
PublishNews, Redação, 07/12/2016
Os encontros, que serão conduzidos pela equipe da Editora Pipoca, acontecerão em 2017

Inscrito no edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) 2016 do Governo do Estado de São Paulo por Isabela Parada, responsável pedagógica da Pipoca, o Projeto Linkar ― a literatura, o brincar e a cultura digital foi contemplado na categoria Economia Criativa, segmento “cultura digital”, e oferecerá em 2017 sete oficinas destinadas a bibliotecários, professores e demais interessados em compreender melhor os canais de acesso e as possibilidades de uso dos livros digitais infantis.

A Editora Pipoca, a partir de estudos das diferenças entre app-books e e-books e das possibilidades de expansão do alcance da leitura por meio da tecnologia, busca unir os trabalhos editorial e pedagógico. Seus estudos foram recentemente apresentados na International Conference on Digital Media and Textuality, que aconteceu na Universidade de Bremen, na Alemanha, no início de novembro deste ano, e apresentações relacionadas aos tais estudos foram realizadas, mais recentemente, na FIL Guadalajara 2016.

"O digital serve como uma ferramenta a mais para aproximar as crianças da leitura, principalmente se realizarmos atividades relacionadas aos livros, criando uma relação de maior envolvimento", defende Isabela, responsável pedagógica da editora.

As oficinas, que serão gratuitas e abertas ao público mediante inscrição, serão conduzidas pela própria Isabela e por Suria Scapin, editora da Pipoca. A programação de cada oficina, que tem a duração de um dia, abordará a história do livro infantil, desde o primeiro título publicado até os dias de hoje; tratará dos diferentes canais para acessar livros digitais infantis; e apresentará a metodologia usada pela editora na criação das atividades relacionadas aos livros do seu catálogo.

As datas e as bibliotecas em que acontecerão as oficinas, com os respectivos endereços, serão divulgados futuramente.

[07/12/2016 11:13:00]