Celebrando a diversidade, Primavera Literária começa nesta quinta, no Rio
PublishNews, Leonardo Neto, 16/11/2016
Evento organizado pela Liga Brasileira de Editoras (Libre) vai reunir 85 editoras que oferecerão descontos mínimos de 20%

Começa nesta quinta-feira (17) a edição carioca da Primavera Literária, evento organizado pela Liga Brasileira de Editoras (Libre). Com uma programação de palestras, workshops, oficinas e lançamentos de livros, o evento segue até o domingo (20) no Museu da República (Rua do Catete, 153 – Rio de Janeiro / RJ). Para a conferência de abertura, às 19h, foi escalado o brasilianista francês Jean Paul Delfino, que vai debater com o jornalista Rafael Freitas da Silva o tema Rio à la française, sobre a presença francesa no Rio de Janeiro, marcante desde a sua fundação, nos tempos do almirante francês Nicolas Villegagnon, que ocupou a Baía de Guanabara em 1555, nela erguendo o Forte Coligny, quando da tentativa de estabelecimento da chamada França Antártica.

"A primavera literária é um momento em que a gente consegue colocar o bloco da bibliodiversidade na rua. E isso é muito importante por que, a partir do momento em que o leitor vem até o evento e tem contato com os catálogos das editoras independentes, ele gera uma demanda nas livrarias”, defendeu Raquel Menezes, presidente da Libre.

Mariana Warth, diretora da Libre, e Raquel Menezes, presidente da entidade, se preparam para a 16ª edição da Primavera Literária | © Paula Sant'Anna / Divulgação
Mariana Warth, diretora da Libre, e Raquel Menezes, presidente da entidade, se preparam para a 16ª edição da Primavera Literária | © Paula Sant'Anna / Divulgação

Na manhã desta quarta-feira, antecedendo a abertura da Primavera, acontece, no Auditório do Museu da República, o Dia do Editor que reúne, até as 15h, profissionais como Carlo Carrenho (PublishNews), Camila Cabete (Kobo), Cristiane Gomes (Bookwire), Ricardo Costa (Books in Print Brasil) e Raphael Secchin (Bibliomundi).

Além da programação, que pode ser acessada na íntegra clicando aqui, a Primavera vai reunir 85 editoras que oferecerão cerca de 1,6 mil títulos com descontos de no mínimo 20%.

A Primavera, que chega a sua 16ª edição no Rio, se expandiu para outras cidades e hoje está presente em Salvador, Belo Horizonte e em São Paulo, cuja edição está marcada para os dias 26 e 27 de novembro.

[16/11/2016 10:51:00]