Cury, o editor
PublishNews, Leonardo Neto, 12/05/2016
Augusto Cury cria editora pela qual publicará seus livros infantis e distribuirá títulos adultos em canais especiais como Avon

O escritor Augusto Cury que agora se lança editor | © Lima Andruška
O escritor Augusto Cury que agora se lança editor | © Lima Andruška

Augusto Cury é indiscutivelmente um grande vendedor de livros. Autor de livros de ficção, não ficção e autoajuda publicados por diversas editoras como Sextante, Saraiva, Ediouro e Planeta, ele agora investe na carreira de editor. Ele acaba de criar, em sociedade com Othon Gama, a Gênios Editora. O primeiro título foi do Zero ao gênio, livro juvenil escrito por Cury e lançado em dezembro passado com tiragem inicial de 40 mil exemplares. E essa será uma das linhas editoriais da casa: livros infantis escritos pelo best-seller. “Cury tem contratos com muitas editoras e a Gênios não vem para substituir essas parcerias editoriais”, ressaltou Othon em entrevista ao PublishNews. Os livros adultos do autor continuarão saindo pelas suas respectivas editoras.

Para Othon Gama, sócio de Augusto Cury na Gênios, 'o mercado editorial é um bom negócio a médio e a longo prazo' | © Vladi Fernandes
Para Othon Gama, sócio de Augusto Cury na Gênios, 'o mercado editorial é um bom negócio a médio e a longo prazo' | © Vladi Fernandes

Outra linha que a Gênios trilhará é a de projetos especiais do autor, em especial com vendas pelo canal Avon. Nesse esquema, está programado para julho o livro Ciúmes, em que Cury demonstra como o medo da perda acelera a perda de relacionamentos amorosos. Othon adiantou ao PublishNews que o livro deverá sair por outra editora, para distribuição e comercialização em livrarias tradicionais. “Estamos invertendo a lógica: o livro vai sair primeiro pela Avon e depois chegará às livrarias”, explicou o sócio de Cury. Não está definido ainda por qual editora o livro sairá.

O terceiro foco da linha editorial da Gênios será a de publicar novos autores brasileiros. Dentro desse segmento, deve sair em junho o livro O código da mudança: como mudar hábitos e conquistar seus objetivos, escritos por Othon. No livro, ele demonstra, a partir de sua experiência pessoal – ele chegou a pesar 127 kg – como as pessoas podem mudar hábitos e sobretudo como sustentá-los. “Não tenho problema nenhum em dizer que meu livro é de autoajuda. Mas é preciso dizer que o que estamos propondo é uma nova era da autoajuda, que traz a ciência aplicada para resolver os problemas na vida das pessoas”, ressaltou o autor.

A editora nasce com sua sede em Colina, cidade de Cury, e um escritório na Av. Berrini, região Sul da capital paulista. Para o segundo semestre já estão programados outros quatro títulos e, a partir de 2017, o plano é aumentar a produção para garantir a publicação de um título por mês. A distribuição dos livros infantis do Cury e dos novos autores será feita pela própria editora às grandes redes e via distribuidores a livrarias menores. Os livros adultos do Cury, como já explicado, serão distribuídos pelos canais especiais, como a Avon. Os lançamentos dos livros infantis do Cury e os dos novos autores sairão também em digital. A editora está em negociações com a Bookwire para a distribuição de seus e-books.

“O nosso objetivo é se consolidar com uma linha de desenvolvimento humano, jovens e crianças”, apontou Othon. “Apesar da crise, o mercado editorial é um bom negócio a médio e a longo prazo”, concluiu.

Outros projetos

Independente da Gênios, Othon está lançando a Escola da Cidadania, que além de uma série de livros, será também uma realizadora de encontros, palestras cujo objetivo é formar cidadãos. “Ensinar a Constituição aos jovens é tão importante quanto ensinar matemática ou português”, argumentou o editor. Para junho, Othon programou o lançamento dos três primeiros títulos da série: Constituição Federal para crianças (em quadrinhos), Direitos Humanos para crianças e Ciência Política para crianças, todos de sua autoria. “Se você quiser uma mudança sustentável em uma sociedade, você precisa alterar hábitos. Atos repetidos viram hábitos; hábitos repetidos viram costumes; costumes repetidos viram cultura. Portanto, só se consegue mudar uma cultura se mudar os hábitos cotidianos. Mudança é um processo e não um evento. É nisso que eu acredito”, concluiu.

[12/05/2016 11:15:02]