Lapalê acontece neste fim de semana
PublishNews, Redação, 04/05/2016
Segunda edição do evento vai homenagear os 100 anos do samba

Está programada para este fim de semana (07 e 08/05), a segunda edição do Festival Lapalê, que engloba um concurso literário, fórum aberto Lapafala, atrações musicais (dentro do Lapa Sonora), além de passeios com escritores, intervenções e uma feira gastronômica. O evento, que conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio e da Secretaria Municipal de Cultura, tem curadoria de Leo Feijó, Chris Lima, Joana Henning, Márcio Brow Marques e do nosso colunista Julio Silveira. Ao todo, são 20 expositores, entre editoras e criadores de produtos ligados à literatura, com foco em obras dedicadas à memória da cidade e à identidade do Rio.

Dentro das celebrações do Samba, o Lapalê convidou para paraninfo Hermínio Bello de Carvalho, que escreveu parte da história do samba, descobrindo e promovendo talentos como os de Clementina de Jesus, Paulinho da Viola e Elton Medeiros; resgatando valores como Jacob do Bandolim e Aracy Côrtes e compondo clássicos como Timoneiro (com Paulinho da Viola) e Chão de Esmeraldas (com Chico Buarque).

Também foi promovido um concurso literário que vai selecionar contos e ensaios sobre o bairro para Antologia LAPALÊ. Esse ano com o tema Para escrever o samba, em homenagem ao ritmo que completa 100 anos em 2016. O Concurso rende homenagem a Lefê Almeida, produtor cultural e uma das forças da renovação da Lapa a partir dos anos 1990.

Os debates vão tratar do samba, da literatura e da Lapa. Em tempos de desafio econômico, vamos conversar com realizadoras (produtoras, editoras) para mostrar soluções para quem vive de (e para) a cultura. Também vamos conversar sobre mobilizações e coletivos que estão usando o poder da comunidade para transformações culturais e núcleos de economia criativa. Em outro painel, vamos tratar da identidade afrocarioca, debatendo a representação e a representatividade da cultura carioca de matriz africana.

Tags: Lapalê
[04/05/2016 09:40:48]