Reflexões sobre o processo de alfabetização
PublishNews, Redação, 04/02/2016
Em lançamento da Papirus, autoras discutem modos de conceber as relações de ensinar e aprender

No ponto de partida de Como alfabetizar? Na roda com professoras dos anos iniciais (Papirus, 112 pp., R$ 36,50), organizado pelas doutoras Cecilia M.A. Goulart e Marta Souza, estão questões formuladas por professoras em eventos e atividades de formação profissional. A proposta das autoras é colocar em discussão modos de conceber as relações de ensinar e aprender, de pensar conteúdos, e também de conversar. A obra está dividida em sete partes, entre elas, o papel decisivo que a criança exerce na atividade pedagógica; a importância de desenvolver atividades sobre a linguagem oral e a escrita, desde a mais tenra idade; atividades que podem contribuir para o trabalho com a linguagem escrita nesse início; situações de sala de aula que denotam o movimento das crianças no processo de falar, ouvir, ler, escrever e aprender o sistema alfabético; a participação da família no processo de escolarização de seus filhos; estratégias para que as crianças possam ler, mesmo quando ainda não sejam capazes de fazê-lo de modo convencional; e relatos de quatro alfabetizadoras, com muita experiência na área, e suas trajetórias de formação como professoras alfabetizadoras.

[04/02/2016 08:56:01]