O poder jovem na lista Nielsen PublishNews
PublishNews, Leonardo Neto, 17/11/2015
Paula Pimenta, Isabela Freitas e Christian Figueiredo mostram o poder dos jovens leitores na lista que apura os autores nacionais mais vendidos

Christian Figueiredo emplacou dois livros na lista Nielsen PublishNews de não ficção | © Divulgação
Christian Figueiredo emplacou dois livros na lista Nielsen PublishNews de não ficção | © Divulgação
Em outubro, a lista Nielsen PublishNews, que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias e supermercados brasileiros, mostrou, mais uma vez, a força dos jovens leitores. Dos 20 livros da lista de ficção, 12 são voltados para esse público. Saem na frente Isabela Freitas, que emplacou o primeiro e o segundo lugar com Não se iluda não e Não se apega não (ambos da Intrínseca) respectivamente. Completando o pódio, um outro quarteto vendedor: Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças colocaram Um ano inesquecível (Gutenberg/Autêntica) no terceiro lugar. Paula Pimenta, aliás, emplacou sete títulos na lista.

Velhos figurões da literatura nacional permanecem firmes e fortes na lista de ficção: A hora da estrela (Rocco), de Clarice Lispector, e Vidas secas (Record), de Graciliano Ramos, quase sempre presentes na lista Nielsen PublishNews, aparecem respectivamente em 17º e 18º lugares.

Na lista de não ficção, o poderio dos jovens consumidores de livros também mostra a sua cara. O best-seller juvenil Christian Figueiredo emplacou os dois livros da série Eu fico loko (Novas Páginas/Novos Conceito). O Eu fico loko 2 ficou em segundo lugar e o primeiro livro da série apareceu em sexto. Mas quem encabeça a lista de não ficção é padre Marcelo Rossi, com Philia (Principium/Globo) e, completando o pódio, em terceiro lugar, Augusto Cury, com Ansiedade: como enfrentar o mal do século (Saraiva). Andressa Urach, com o apoio dos fieis da Igreja Universal do Reino de Deus, ficou em quarto lugar com o seu livro Morri para viver (Planeta).

A lista de não ficção traz alguns estreantes na lista Nielsen PublishNews: a biografia de Carlos Wizard, escrita por Ignácio de Loyola Brandão e Negócios digitais, de Alan Pakes, ambos lançados pela Gente, aparecem na sétima e na 12ª posição.

No ranking das editoras, a Autêntica, puxada pela Paula Pimenta, encabeça, com oito livros na lista Nielsen PublishNews. No segundo lugar, a Sextante, com quatro títulos. A terceira posição é dividida entre quatro editoras: Gente, Grupo Companhia das Letras, Grupo Editorial Record e Intrínseca, com três títulos cada. Globo, Novo Conceito, Planeta, Rocco e Vida e Consciência emplacaram dois títulos cada e Ediouro, Hedra, L&PM, LeYa, Saraiva e Senac São Paulo emplacaram um título cada.

[17/11/2015 10:58:01]