1º EMIL terá 200 horas de programação gratuita
PublishNews, Redação, 10/11/2015
Encontro Mundial da Invenção Literária segue até o próximo domingo

José Eduardo Agualusa é um dos destaques do 1º Emil | © Lara Longle / Wikicommons
José Eduardo Agualusa é um dos destaques do 1º Emil | © Lara Longle / Wikicommons
A programação é extensa. 105 escritores nacionais e 12 internacionais, entre os quais Wole Soyinka, Nobel de Literatura de 1986. Todos participarão de saraus, debates e contações de histórias durante o 1.º Emil – Encontro Mundial da Invenção Literária, que acontece entre a próxima quinta-feira (12) e o domingo (15), em 32 livrarias e espaços culturais da cidade de São Paulo. Com 200 horas de programação totalmente gratuita, o 1.º Emil busca estimular o hábito de leitura em todas as idades, promover a cidadania e fortalecer a criação de um Estado leitor.

Na programação, que tem a curadoria de Manuel da Costa Pinto, estão previstas mesas de criação e leitura, saraus e sessões de contações de histórias. Entre os autores nacionais, nomes como Maurício de Sousa, Ruth Rocha, Laerte, Alberto Mussa, Bernardo Kucinski, Andrea del Fuego, André Vianco, Cristovão Tezza, Heloisa Seixas Marçal Aquino. A lista dos estrangeiros traz, além de Wole Soyinka, nomes como o angolano José Eduardo Agualusa, o coreano Yun Dong-Jae e os portugueses Alberto S. Santos, Teolinda Gersão e José Luís Peixoto. A realização é da Academia Paulista de Letras (APL), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Associação Nacional de Livrarias (ANL), com apoio da Prefeitura de São Paulo, além de diversas parcerias e patrocínios. A programação completa pode ser acessada aqui.

O evento teve orçamento inicial de R$ 2.595.580,00 aprovado pelo MinC para captação via Lei Rouanet. Os patrocinadores que apoiam o Emil são: Itaú, BNDES e Iguatemi.

[10/11/2015 09:27:36]