Anunciados os finalistas do Prêmio Abeu 2015
PublishNews, Leonardo Neto, 27/10/2015
A premiação acontece no dia 10 de novembro, em SP

Única premiação brasileira que reconhece exclusivamente a produção editorial de universidades, o Prêmio Abeu anunciou no fim da semana passada os nove finalistas da sua edição de 2015. A distribuição dos finalistas por editoras é bastante heterogênea. Não há nenhuma editora concorrendo com mais de um título.

Na categoria Humanidades, concorrem: Alegoria moderna: crítica e história da Literatura na obra de Sérgio Buarque de Holanda (Fap/Unifesp), de Thiago Lima Nicodemo; Do mito das musas à razão das letras (Argos Editora/Unichapecó), de Roberto Acízelo de Souza, e Eça de Queiroz, uma biografia (Unicamp/Ateliê Editorial), de A. Campos Matos.

Na categoria Tecnociências, disputam Cidades sustentáveis? (Fiocruz), de Carmen Beatriz Silveira, Tania Maria Fernandes e Bárbara Pellegrini; Plantas aromáticas do Ver-Peso (Editora Museu Paraense Emilio Goeldi/Editora da Universidade Federal Rural da Amazônia), de Maria das Graças B. Zoghbi, Milton Guilherme C. Mota e Carmen Célia C. da Conceição, e Tecnologia Social: contribuições conceituais e metodológicas (EDUEPB/Insular), de Renato Dagnino.

A terceira categoria, Projeto Gráfico, tem os seguintes finalistas: Festas chilenas: sociabilidade e política no Rio de Janeiro no ocaso do Império (EDIPUCRS/Ministério da Justiça/Arquivo Nacional), da capista Shaiani Duarte e projeto gráfico de Graziella Morrudo; Livro dos ex-libris (Imprensa Oficial do Estado de SP/Ouro sobre o Azul), projeto gráfico de Ana Luisa Escorel e O retrato e o tempo (Fundação Joaquim Nabuco/Massangana), projetado pelo Zolu Design.

Outra coisa que chama a atenção é que três dos nove finalistas do Prêmio Abeu concorrem também ao Jabuti: Tecnologia social: contribuições conceituais e metodológicas, Livro dos ex-libris e Do mito das musas à razão das letras: textos seminais para os estudos literários (século VIII a. C - século XVIII).

A entrega do Prêmio Abeu acontece no dia 10 de novembro, às 20h, na Academia Paulista de Letras (Largo do Arouche, 312 / 324 – São Paulo/SP). Os vencedores recebem o Troféu Prêmio Abeu.

[27/10/2015 09:45:07]