Seminário debate os números da cultura
PublishNews, Redação, 29/09/2015
Encontro acontece nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, com entrada franca

Com o objetivo de debater como criar indicadores relacionados à cultura capazes de avaliar o investimento dos governos Federal, estaduais e municipais na área, a consultoria JLeiva Cultura & Esporte, com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), realiza nesta quarta-feira (30), o seminário Números da Cultura. O debate acontece no Oi Futuro Ipanema (Visconde de Pirajá, 54, Rio de Janeiro/RJ), das 9h às 17h, com entrada franca. As inscrições podem ser feitas aqui.

A mesa de abertura, A cultura e sua economia - Uma reflexão sobre quanto o Governo Federal e os Estados investem em cultura receberá Luciane Gorgulho, chefe do Departamento de Economia da Cultura do BNDES. Ainda participam das mesas de debate instituições como o Ministério da Cultura, IBGE, Ancine, Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Observatório de Favelas, além de produtores e pesquisadores de diferentes áreas. Com as discussões, pretende-se avaliar e aprimorar o impacto da ação pública e privada no setor.

Só entre os anos de 2007 a 2014, o BNDES, por exemplo, desembolsou R$ 2,3 bilhões para investimentos em projetos de economia da cultura. O Banco apoia, sobretudo, planos de negócio das empresas atuantes nas cadeias produtivas da economia da cultura, como audiovisual, editorial, música, jogos eletrônicos e artes visuais e performáticas, além de projetos em segmentos como cinema, restauração de patrimônio cultural e preservação de acervo.
[29/09/2015 10:05:08]