Ressaca pós-Bienal ou crise?
PublishNews, Cassia Carrenho, 18/09/2015
Lista semanal teve apenas um livro estreante e poucas surpresas

Livro de Thammy Gretchen é a única novidade na lista de mais vendidos dessa semana | © recorte da capa do livro
Livro de Thammy Gretchen é a única novidade na lista de mais vendidos dessa semana | © recorte da capa do livro
A razão pode ser os inúmeros lançamentos antes da Bienal, ou a crise que atinge o país, a consequência é uma: lista semanal com apenas um livro estreante. O livro em questão é o Thammy, nadando contra a corrente (BestSeller), que conta a história do filho da cantora Gretchen e seu processo de transexualização. O livro vendeu 477 exemplares nessa semana.

Nos primeiros lugares da lista geral, Muito mais do que 5inco minutos (Paralela) manteve a liderança, com 20.593 exemplares, e em segundo, Morri para viver (Planeta), com 4.172. Os polêmicos (e remanescentes) livros para colorir vão caindo a cada semana na lista de não ficção. Há quatro semanas, Jardim secreto (Sextante) estava em primeiro, na semana seguinte, em segundo, depois terceiro, e nessa semana foi ultrapassado também pelo O diário de Anne Frank (Record), e ficou em quarto lugar. Por sinal, entre os 100 livros mais vendidos de todas as categorias, apenas os três livros da Sextante, Jardim secreto, Floresta encantada e Reino animal, e Philia para colorir (Principium) ainda aparecem na lista semanal.

No ranking das editoras, poucas mudanças também. Sextante manteve a liderança e os 20 títulos, seguida do Grupo Companhia das Letras, com 12 e Intrínseca e Saraiva com nove. A Intrínseca não conseguia o terceiro lugar há seis semanas. Já na soma das vendas, a história é outra. Os 12 títulos do Grupo Companhia das Letras somaram 37.735, os 20 títulos da Sextante somaram 20.946, os nove da Intrínseca 18.103 e os da Saraiva 6.394. O total de vendas dos 20 mais vendidos da lista geral dessa semana foi 84.049. Nesse mesmo período, em 2014, o total foi de 66.082. Mas não teve Bienal no Rio, nem crise.

[18/09/2015 09:40:23]