Cinco prêmios, seis ganhadores
PublishNews, Leonardo Neto, 28/08/2015
Polivalência e diversificação marcam o perfil dos seis vencedores do Prêmio Jovens Talentos da Indústria Editorial

Quando o PublishNews idealizou o Prêmio Jovens Talentos da Indústria da Indústria do Livro, a ideia inicial foi a de premiar cinco profissionais de até 35 anos que se destacasse na sua atuação dentro da cadeia produtiva do livro. No entanto, com a apuração feita pelo corpo de jurados – composto por Carlo Carrenho, fundador do PublishNews; Ricardo Costa, representante da Feira do Livro de Frankfurt no Brasil, e Alfredo Weiszflog – tomou-se a decisão de premiar seis profissionais que executaram cinco projetos distintos: Daniel Lameira (Aleph), Henderson Fürst (Grupo Gen), Jéssica Ferrara (Editora Globo), João Varella (Lote 42), Lilian Zambon (Companhia das Letras) e Veronica Gonzalez (Editora Globo). Duas vencedoras – Jéssica e Veronica, que são estagiárias na Editora Globo – apresentaram um case elaborado a quatro mãos. Por isso, a comissão julgadora decidiu premiá-las conjuntamente. “Quando o júri decidiu que as duas mereciam o troféu, optou-se por considerar a dupla como um dos cinco ganhadores, de forma que a edição de 2015 terminou com seis laureados", explica Carrenho.

Em comum, os ganhadores têm a polivalência e a diversificação: transitam em diversas áreas da cadeia. “Isso hoje me parece fundamental para um jovem profissional do livro. Assim, observa-se que todos os vencedores não se limitaram em suas atuações a uma função específica da indústria, mas transitaram entre editorial, marketing, vendas ou estratégia, por exemplo, e muitas vezes ao mesmo tempo”, explica Carrenho.

Ao todo, o Prêmio recebeu 73 (e não 74 como noticiamos na última quarta-feira) inscrições. “Fiquei surpreendido com a alta qualidade dos candidatos, de seus projetos e realizações. Descobri iniciativas fantásticas que desconhecia. A verdade é que lançar o Prêmio Jovens Talentos e participar de seu júri foi uma experiência de aprendizado e descoberta”, aponta Carrenho. Os seis profissionais premiados já ganharam convite VIP para o Business Club da Feira do Livro de Frankfurt (14 a 18/10). O grande vencedor, que ganhará passagem, estadia e uma ajuda de custo de 500 euros para viajar à Feira do Livro de Frankfurt, será conhecido na próxima quinta-feira (3), às 18h30, dentro do InterLivro 2015, programação profissional da Bienal do Rio (03 a 13/09).

Confira abaixo o perfil (em ordem alfabética) de cada um dos ganhadores do Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro 2015.

Daniel Lameira é historiador e editor da Aleph
Daniel Lameira é historiador e editor da Aleph
Daniel Lameira (Aleph) é historiador e editor de ficção científica. Com quase dez anos de atuação no mercado e apenas 28 anos, Daniel já passou por diversas etapas da cadeia do livro, somando experiências nas áreas de vendas, comercial, marketing, produção e aquisição. Os seus primeiros passos no mundo do livro foram na Livraria da Vila. Em 2010, passou a gerir a área de compras de literatura, artes e quadrinhos da FNAC. Foi nessa época o seu primeiro contato com a Aleph, editora onde atua como Publisher. “Numa época em que poucos livreiros acreditavam na ficção científica, Daniel coordenou uma ação agressiva de exposição dos livros da Aleph, e o sucesso de vendas imediato foi impressionante. Percebi aí, um profissional de extrema competência e visão”, lembra Adriano Fromer, CEO da Aleph. Depois da FNAC, Lameira passou pela LeYa e pela Novo Século. Em 2014, chegou à Aleph onde, nas palavras de Fromer, “ajudou muito a solidificar o crescimento da editora, continuando nosso projeto de publicações de ficção científica, mas com uma abordagem mais inclusiva e comercial. Foi sua a ideia de participarmos da concorrência para a publicação da franquia Star Wars no Brasil, o que mudou significativamente a história da editora”. À frente do editorial da Aleph, Lameira criou a série “Encontros Intergalácticos” na qual reuniu, ao longo desse ano, milhares de fãs em auditórios. Hoje, inclusive, a Aleph lança mais um projeto com a assinatura de Lameira. Um videocast quinzenal para o YouTube chamado Abdução, apresentado por Lameira e Adriano, que vai levar ao público vídeos sobre ficção científica, literatura, games, quadrinhos, cinema e outros assuntos relacionados à cultura pop.

Henderson Fürst é advogado e editor de livros jurídicos
Henderson Fürst é advogado e editor de livros jurídicos
Henderson Fürst (Grupo Gen) é advogado e editor de livros jurídicos. Nascido em 1988, Henderson travou, ainda na infância, uma luta contra uma doença neurológica degenerativa rara. Suas limitações impediam de brincar e os livros eram as suas únicas formas de diversão. O seu primeiro contato profissional com o livro aconteceu aos 23 anos quando começou a trabalhar na Revista dos Tribunais onde tocou um audacioso projeto editorial: a reedição e atualização do Tratado de Direito Privado, de Pontes Miranda – uma coleção de 60 volumes. Henderson realizou o projeto em tempo recorde de dez meses e tornou-se um marco no centenário da editora. Foi aí que Henderson teve seu nome arejado no mercado de livros jurídicos no Brasil e começou a ver sua carreira deslanchar. Passou pela Saraiva e agora é da equipe do grupo GEN. Paralelo à sua carreira de editor, Henderson criou o curso Como (não) escrever uma monografia que ele ministra gratuitamente em diversas faculdades de direito. A concepção é que esses encontros sirvam como incubadora de jovens autores. Um caso de sucesso é o jovem autor Georges Abboud, descoberto em um desses encontros. As muitas mudanças sugeridas em sua dissertação e nas formas de posicionamento da obra para o público leitor fez que a edição de esgotasse em alguns meses – algo raro no mercado jurídico para obra monográfica, especialmente de autor desconhecido. Hoje, possui diversas obras, e todas com diversas edições e sendo citadas pelo STF.

Jéssica Ferrara e Veronica Gonzalez (Globo Livros) são estagiárias. Todos os anos, a editora Globo lança um desafio para seus estagiários: desenvolver um projeto voltado para qualquer área da editora que seja inovador e que dê retorno financeiro. As duas ganhadoras abraçaram essa missão e propuseram a criação de um novo selo que aglutinasse um catálogo voltado para os leitores dos gêneros Young Adult e New Adult. Assim foi pensado o selo GloboAlt que está em fase de implantação dentro da Globo Livros e será lançado nos próximos dias. Juntas, elas pensaram em tudo: desde a seleção de obras dentro do catálogo da editora que pudessem migrar para o novo selo e a aquisição de novos títulos até detalhes como a criação de layout e marca. Além disso, executaram uma ampla pesquisa com livreiros, monitoraram as listas de mais vendidos de diversos veículos, foram à Bienal para entrevistar leitores e analisar a concorrência. “A Veronica e a Jéssica conseguiram fazer o que a maioria das pessoas julgava ser quase impossível: pegaram um projeto em que ninguém acreditava e fizeram dele um sucesso”, apontou Rodrigo Buldrini, diretor de Arte da revista Época Negócios e tutor do estágio das duas ganhadoras. “Jéssica e Veronica trouxeram à Globo Livros não apenas seu entusiasmo, indiscutível, como também uma visão diferente de mercado – a visão de jovens apaixonadas por leitura, que viam em seus amigos e nelas mesmas a necessidade de mudar”, atestou Mauro Palermo, diretor da Globo Livros.

João Varella é jornalista, escritor e empreendedor
João Varella é jornalista, escritor e empreendedor
João Varella (Lote 42) é jornalista, escritor e empreendedor. Com abordagem criativa na forma que se apresenta e divulga seus livros, a Lote 42 – editora que construiu com Thiago Blumenthal e Cecilia Arbolave – ganhou destaque em 2014, quando prometeu – e cumpriu – que daria 10% de desconto para cada gol que o Brasil sofresse durante os jogos da Copa do Mundo. Com a goleada histórica da Alemanha de 7 x 1, a editora vendeu seus livros com 70% de desconto, o que gerou uma das mais bem sucedidas ações de publicidade da Copa do Mundo. João, ao lado de sua equipe da Lote 42, criou ainda a Banca Tatuí e a Feira Miolo(s), que têm como objetivo criar espaços para dar visibilidade à produção independente. Em sua inscrição, João foi avalizado por profissionais tanto do mercado editorial quanto de outras indústrias. Como o caso de Gustavo Piqueira, do escritório de design Casa Rex que disse: “não considero João Varella alguém que vem se destacando na cadeia produtiva do livro. Considero João Varella alguém decidido a reinventá-la”. Outra que deu a sua chancela ao trabalho de João é Elisa Ventura, da Livraria Blooks: “João Varella criou uma editora inspiradora, profissional, cheia de ideias criativas e energia”.

Lilia Zambon é gerente de marketing do Grupo Companhia das Letras
Lilia Zambon é gerente de marketing do Grupo Companhia das Letras
Lilia Zambon (Companhia das Letras) é graduada em editoração pela ECA-USP; mestre em Livros e Saberes na École Nationale Supérieure des Sciences de L'Information e des Bibliothèques, de Lyon, na França, e atualmente gerente de marketing do Grupo Companhia das Letras. Diversificação é uma palavra que define bem a atuação de Lília Zambon na indústria do livro no Brasil. Já foi revisora, preparadora, editora, e responsável por vendas e marketing. No Grupo Companhia das Letras desde 2013, vinda da Planeta, integrou a equipe que fez o lançamento dos selos Paralela, Portfolio e Panelinha. Essa trajetória diversificada deu à ganhadora uma visão global da cadeia do livro. “Difícil falar sobre uma pessoa tão polivalente, mas tão competente naquilo que faz. É uma das pessoas mais jovens a conhecer todo o processo do livro, desde a sua criação no editorial até o ponto de venda”, endossou Fábio Uehara, coordenador do Departamento de negócios digitais da Companhia das Letras. “Ela tem seguido uma trajetória singular no mercado editorial brasileiro, trajetória essa que a vem qualificando como uma das profissionais mais completas em atividade”, apontou Matinas Suzuki Jr., editor-executivo do Grupo Companhia das Letras.

[28/08/2015 09:42:23]