ABDL divulga perfil setorial da venda de porta a porta
PublishNews, Leonardo Neto, 03/06/2015
Segmento cresceu 25% entre 2013 e 14

Extinto em países de economia mais desenvolvida, o segmento de vendas porta a porta do livro segue crescendo no Brasil. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), esse tipo de venda cresceu 25% em faturamento, entre 2013 e 14. O salto foi de R$ 1.081.801.651,89 para R$ 1.354.009.673,85, se consolidando como segundo maior canal de vendas a varejo de livros no país. Os dados estão na pesquisa Perfil Setorial cuja coleta de dados foi feita durante Salão de Negócios da entidade, em março passado. A pesquisa, além de apurar o faturamento das empresas do setor, pediu aos seus associados que fizessem um balanço do ano passado. A conclusão é que 2014 foi um ano de mudanças, que exigiu uma série de ajustes nas estratégias das empresas, o que resultou em aumento nas vendas do setor. A pesquisa perguntou sobre planos futuros e 88,6% dos empresários entrevistados responderam que pretendem ampliar os investimentos nesse ano. No entanto, os empresários estão em alerta para uma série de problemas e desafios que podem afetar o seu desempenho em 2015. Entre eles, a inadimplência, os problemas cambiais e a dificuldade de encontrar e treinar novas equipes. Ainda assim, a pesquisa mostra que editoras (33,8%), atacadistas (45,1%) e crediaristas (42,3%) já projetam superar o faturamento de 2014 em 2015.

A pesquisa aponta ainda os segmentos que mais crescem dentro do setor. Livros infantojuvenis lideram o ranking de livros vendidos porta a porta. Eles perfazem 47% do faturamento do setor, seguido pelos livros de referência, pedagógicos, dicionários e enciclopédias (21%) e literatura e paradidáticos (12,5%). A pesquisa mostra ainda as regiões onde mais se vendem por esse canal. O Sudeste lidera, com 33%, seguida por Nordeste (27%), Norte (15%), Sul (14%) e Centro-Oeste (11%).

[03/06/2015 00:00:00]