No último domingo (15), teve um assunto que “bombou” mais do que as manifestações que tomaram o Brasil de norte a sul. Isso pelo menos, no fim da noite, no Twitter. A hashtag #ChristianFigueiredoNoPanico ficou no topo dos trending topics no Brasil e entre os cinco assuntos mais comentados na rede social em nível mundial (veja imagem abaixo). É que Christian Figueiredo, garoto que, só na semana passada, vendeu 5.367 exemplares do seu livro Eu fico loko (Novo Conceito), participaria mais tarde do programa semanal de humor exibido pela TV Bandeirantes. O PublishNews acompanhou, em Fortaleza, um pedaço do dia do autor, que, ao lado de Rafael Moreira (Diário de um adolescente apaixonado – 1.915 exemplares vendidos e 4º lugar na lista infantojuvenil da semana passada), tem viajado o Brasil divulgando o seu trabalho. Já na chegada no hotel, um grupo de cerca de 30 garotas esperavam com muita gritaria de “Christian, eu te amo!” Os meninos atenderam, bejinhos pra cá, selfie pra lá... “Às vezes é cansativo. A gente gosta, mas às vezes cansa”, disse Rafael, de apenas 17 anos e longe de casa desde o dia 9 de fevereiro. Na chegada na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, mais gritaria e mais de duas mil pessoas, segundo as contas da editora, esperando os meninos.

Tudo o que eles postam em suas redes sociais “viralizam” como fogo num barril de pólvora (Christian tem mais de um milhão de seguidores só no Twitter). E, Thiago Mlaker, editor responsável pelos livros, sente os reflexos disso na sua própria pele. Na noite do último domingo, o PublishNews aguardava a apresentação do programa dominical junto com os autores e editor, quando Mlaker postou no Instagram uma foto fingindo dormir com o controle remoto apoiado sobre a barriga, como quem protesta pela demora da exibição da matéria (quanto mais a hashtag bombava no Twitter, mais a direção do programa empurrava a matéria para o fim, como estratégia para manter a audiência). Em questão de segundos, tinha centenas de pessoas curtindo a foto, em alguns minutos, a foto alcançou a casa dos milhares. Thiago não só criou um fenômeno de vendas, criou também uma nova categoria profissional: “o editor celebridade”. Na fila de autógrafos, em Fortaleza, além de “Chrisitian eu te amo” e “Rafael, gostoso”, ouvia-se um “Thiago, obrigado”. Mas isso não é o mais importante, na visão do editor, que precisa de segurança até para ir no banheiro em dias de evento. “Recentemente, recebi um e-mail de um fã perguntando onde ele encontraria o livro do Christian em Maceió. A gente está vendendo livros para pessoas que não sabem onde se vendem livros. E muitos pais me dizem ‘ai, obrigado, esse é o primeiro livro que meu filho está lendo na vida. É o primeiro livro que eu estou comprando’. Então, isso é o que é mais importante”, defende.
Thiago diz que não reinventou a roda. Só teve a chance de transformar algo que já estava meio pronto em um produto que vende porque fala a língua do adolescente. “O que fizemos não foi inovador. Um monte de editores já fez livros com youtubers, de blogueiros. A gente só acertou um adolescente que fala a linguagem do adolescente, de um modo muito divertido, irônico, brincalhão e que os adolescentes se veem representados nele. Eu acho mesmo que adolescente gosta de ter ídolo. Adolescente gosta de ter alguém que os represente”, argumenta.
A vida é cheia de frangos queimados
Em um canto do apartamento ocupado pelos adolescentes, em Fortaleza, cinco ou seis sacolas de presentes. “Ah! Eles recebem muitos presentes nesses lançamentos. Outro dia, reclamaram que nas viagens, acabam comendo mal. As fãs começaram a trazer pacotes de arroz e de feijão”, contou Thiago. Mas o presente mais inusitado, nessa passagem por Fortaleza, foi um frango congelado. É que Christian, em um dos seus vídeos, tentou preparar um frango, que acabou queimando e soltou a máxima “A vida é cheia de frangos queimados”, que tornou um dos seus bordões. Os autores ainda têm uns dias de estrada. Ainda em março, eles passam por Natal (17), Recife (18), Maceió (19), São Luís (23) e Belém (31). Depois vai ser contabilizar quantos frangos receberão até o final.
A capa da Vejinha
Essa semana, além da presença no dominical da TV Bandeirantes, Christian e Rafael foram capa, ao lado de Bruna Vieira, de Fred Elboni, Jessica Grecco e Ariane Freitas, da capa da revista Veja São Paulo, que circula junto com a Veja, na cidade de São Paulo. A matéria explica o fenômeno de vendas e como jovens saíram da internet para conquistar o mercado editorial. Para isso, a reportagem da revista ouviu, além dos autores, o PublishNews, a Nielsen e os editores Thiago Mlaker e Alessadra Ruiz (Autêntica). Acesse a íntegra da matéria clicando aqui.