‘O porta a porta vive na contramão da crise’, diz futuro presidente da ABDL
PublishNews, Leonardo Neto, 13/03/2015
Leandroarvalho conversou com o PublishNews durante o 13º Salão de Negócios da ABDL

Está marcada para o próximo dia 25 a posse do novo presidente da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL). Encabeçando a chapa única, Leandro Carvalho revelou ao PublishNews, durante o 13º Salão de Negócios da entidade, que segue até o próximo domingo (15), que a sua gestão será de continuidade. “Manteremos a mesma linha de trabalho das últimas gestões”, disse. Um enfoque que não deve mudar é o protagonismo da ABDL nas tentativas de reunir as demais entidades da cadeia do livro em torno de um conjunto de pautas comuns. Outro esforço que deve ser continuado na gestão de Leandro é o de profissionalização e de capacitação dos vendedores porta a porta. “O vendedor porta a porta se tornou um agente cultural”, defende. Para atingir esse objetivo, Leandro disse ao PublishNews que pensa em regionalizar o Salão. “Vamos manter o grande evento anual, mas a nossa intenção é criar eventos menores, nas regiões, para que amplie a participação dos pequenos vendedores”, disse.

A ABDL hoje tem 200 empresas associadas que juntas empregam mais de 30 mil pessoas, segundo dados da associação e a meta e fazer esse número crescer em 20% no biênio 2015/2017. Leandro falou ainda da crescente participação de editoras na entidade. “A adesão de editoras à ABDL ainda é pequena, mas o interesse é muito grande. O nosso canal de venda leva ao consumidor tudo o que as editoras não conseguem vender”, pontuou o futuro presidente. Se para muitos o ano de 2015 não será dos melhores, Leandro lembra que, pela flexibilidade do segmento, o porta a porta vive na contramão de crises. “Enquanto empresas fecham, a gente está crescendo. Enquanto empresas demitem, nossos associados estão aumentando a bonificação a seus colaboradores. Se a crise amedronta o consumidor, a gente vai até ele”, disse destemido.

[13/03/2015 00:00:00]