O burburinho pelo sistema de assinatura para e-books na DBW 2014
PublishNews, Justo Hidalgo*, 11/02/2014
Co-fundador da 24symbols analisa os serviços de assinatura de livros

É fascinante como podemos ser relativamente novatos na indústria editorial, onde relacionamentos estão no centro dos negócios, e ao mesmo tempo sermos um "vovô" no negócio de assinaturas de e-books, como Mike Shatzkin falou sobre minha startup 24symbols há algumas semanas. Apesar de me sentir bastante jovem ainda, já vi consideráveis mudanças em relação à aceitação de modelos de negócios alternativos que podem impactar na rentabilidade e, mais importante, no crescimento da leitura em aparelhos digitais contra outras alternativas de diversão e culturais.

Junto com outros 1.500 amigos, participei da Digital Book World 2014 para falar em um painel com outros fornecedores de assinatura de ebooks como Scribd, Oyster e Entitle. Estes serviços não existiam há um ano, o que fala muito sobre como a tendência está se tornando uma oportunidade.

Quando eu e meus sócios montamos a 24symbols, que pensamos como o “Spotify para Livros” (traduzida apropriadamente como “Netflix para Livros” quando viajamos para os EUA), estávamos tentando não só criar um impacto, mas também fazer uma declaração: As pessoas estão começando a procurar formas de consumir bens digitais de novas maneiras, e essa exigência está chegando à indústria editorial de e-books. O fato de que três anos depois a mais importante conferência nos EUA foi toda voltada para esse novo modelo, mesmo que evitando falar a palavra assinatura em voz alta (como se fosse um palavrão que participantes e conferencistas preferiam evitar) significa duas coisas para mim.

Primeiro é que todas as mudanças significativas na vida levam tempo; há muitas forças opositoras e esta é a razão pela qual existem as startups, pois em muitos casos lutar contra estas forças internamente é como tentar correr enquanto se está amarrando os cadarços. Nada acontece, exceto que você termina cansado.

Em segundo lugar, tudo se resume aos detalhes. As perguntas feitas durante o painel #DBW14 não eram nada diferentes das perguntadas para mim nos últimos três anos: relação com editoras, divisão do comportamento de leitura com eles, crescimento da base de usuários, estratégias de internacionalização, recursos das apps e dos aparelhos, potencial canibalização, etc. A diferença é o contexto. Um contexto no qual algumas grandes editoras, junto com muitas outras pequenas e médias, já estão trabalhando com startups em diferentes modelos de negócio. Um contexto em que alguns investidores capitalistas e sócios industriais estão investindo o dinheiro deles em serviços como os nossos. Claro, um contexto onde nem todo mundo acredita no que estes serviços estão oferecendo, mas onde o raciocínio que acontece entre estas discussões é mais maduro, com mais dados e focado em encontrar soluções. Baseado no resultado de diferentes painéis sobre o modelo de assinatura durante a conferência e alguns encontros pessoais, analistas da indústria não estão mais pensando se estes serviços são viáveis ou não, mas se eles podem ajudar a resolver alguns dos problemas da indústria do livro.

Tive a honra de observar e atuar em um papel central nesse cenário e ver como os modelos de negócios baseados em assinatura se desenvolveram durante os últimos quatro anos, como serviços bem-sucedidos estão operando em lugares como Alemanha, Brasil, Espanha ou Rússia. Ainda há muitas variáveis desconhecidas, e certamente novos players e evoluções dos modelos de negócios vão aparecer e desaparecer. Mas eu não podia evitar sorrir sempre que "assinatura" era pronunciada em quase todo painel, workshop e apresentação na maioria das conferências de negócios que consegui participar.

Sobre Justo Hidalgo

Justo Hidalgo é co-fundador da 24symbols, um serviço de assinaturas de e-books. Ele é professor de pós-graduação em Estratégia e Inovação de Produto e executivo em Madri, Espanha, além de mentor de start-ups. Antes da 24symbols, Justo era VP de Gerenciamento e Consultoria de Produto na Denodo Technologies, líder mundial em pré-vendas e gerenciamento de produtos. Possui Doutorado e Mestrado em Ciência da Computação e recebeu treinamento em Gerenciamento de Produto, Marketing, Inovação e Criatividade de Produto. Ele pode ser contatado via twitter em @justohidalgo.

* este texto foi originalmente publicado na Digital Book World.

Tradução: Marcelo Barbão

[11/02/2014 01:00:00]