Big Frère literário acontece na França
PublishNews, Carlo Carrenho, 29/01/2014
Reality show na internet vai reunir 20 escritores em um castelo

Enquanto em terra brasilis estamos todos compenetrados na 14ª edição do Big Brother Brasil, onde o ex-drag queen (!) Vagner foi eliminado ontem, com direito à pérola “O prego que se destaca leva martelada”, na França um programa de reality show na internet quer fazer diferente.

Promovido pela editora de autopublicação francesa Leséditionsdu Net, o programa Académie Balzac tem uma proposta simples: trancafiar 20 escritores em um castelo para que escrevam um romance coletivo. As inscrições começam no dia 1º de fevereiro no site academiebalzac.fr. O único pré-requisito é o candidato já ter um livro publicado – e claro que autopublicação conta. Internautas farão uma pré-seleção dos candidatos que depois serão escolhidos por um júri.

"Queremos utilizar a linguagem dos reality shows para que falem dos novos autores”, explicou Henri Mojon, fundador da Éditionsdu Net, à Livres Hebdo, revista especializada no mercado editorial francês. Mojon espera que 5 mil pessoas se inscrevam online.

O evento será transmitido online de 1 a 23 de outubro deste ano. Ou seja, os autores escolhidos com certeza não serão celebridades na Feira de Frankfurt, que acontece entre 8 e 12 do mesmo mês.

[29/01/2014 01:00:00]