Nielsen divulga mais vendidos nos EUA
PublishNews, Leonardo Neto, 07/01/2014
De 2012 para 2013, houve queda de 2,5% no número de unidades vendidas

Nielsen Bookscan divulgou a lista de mais vendidos de 2013. A lista reflete cerca de 80% do mercado varejista de livros impressos, incluindo as vendas em gigantes online como a Amazon. No entanto, não há ainda um sistema de monitoramento para vendas de e-books. O documento revela que houve queda de 2,5% em relação a 2012. Ao todo, foram vendidos 501.658.000 exemplares contra 514.135.000 no ano anterior.

Com mais de 1,8 milhão de cópias vendidas, o infantojuvenil Diário de um Banana 8, de Jeff Kinney (V&R promete o lançamento no Brasil para abril), encabeça a lista geral. Na sequência, com pouco mais de 1,4 milhão de livros vendidos, está Inferno, de Dan Brown e a medalha de bronze foi para Killing Jesus, de Bill O'Reilly (ainda não publicado no Brasil), com 1,1 milhão.

Desde que os e-books conquistaram importante espaço no mercado (nos EUA, eles são responsáveis por 20% do mercado livreiro), nota-se um declínio na categoria de ficção adulta que, em 2013, teve queda de 11,2% nas vendas em comparação com 2012. Além do fenômeno de migração dessa fatia de mercado para o e-book, não houve, em 2012, nenhum lançamento de um arrasa-quarteirão como aconteceu com a série 50 tons de cinza de 2012. Outra coisa que chama atenção nos números da Nielsen é o crescimento de 5,8% no número de vendas de não ficção infanto-juvenil.

[07/01/2014 01:00:00]