O ano que passou viu o mercado editorial cada vez mais integrado a outros produtos de lazer. Fala-se em branding, ou seja, a possibilidade de tornar personagens e histórias em marcas e franquias que podem ser utilizadas em outros meios. Charlie Redmayne, CEO da HarperCollins, por exemplo, já declarou que acredita na tendência de criação de conteúdo, não apenas de histórias para os livros. O Painel do Livro da GfK, inclusive, já apontou a forte relação entre games e vendas de livros. O exemplo mais notório foi da editora Penguin, que transformou o videogame Assassin’s Creed em livro. No Brasil, a editora Única, também aposta nesse filete. Em 2014 a editora vai lançar a série de livros baseada no popular jogo “Gears of War: Coalition’s End” e “The Slab” no primeiro semestre. Em março, com a estreia do filme Need for Speed, baseado no game homônimo, a Única também lança o livro no Brasil.
A editora aposta também no gênero fantasia. No segundo semestre publicará a série de Tamora Pierce, ‘The Song of the Lioness’, lançada na década de oitenta lá fora. Mas a publisher Mariana Rolier avisa que a editora, que estreou no mercado em 2013, manterá as publicações para o público feminino. Uma nova série de Susan Fox e a saga erótica de J. C. Reed, que vendeu mais de meio milhão de exemplares nos EUA, também estão programados para o próximo ano.