Pela primeira vez a Bienal do Rio terá, assim como as feiras do livro internacionais, um espaço dedicado ao negócio de agentes, editores e outros profissionais do livro. Tendo como referência a enorme LitAg, pavilhão dos agentes da Feira de Frankfurt, e o salão da Feira de Guadalajara, o Salão de Negócios da Bienal do Rio foi adaptado às demandas do mercado brasileiro. Aceitará, por exemplo, empresas que trabalham para o mercado editorial – e não apenas editoras, agentes e scouts como lá fora.
Organizada pela Bienal, Fagga Eventos e SNEL, o Salão receberá ao todo 13 agentes internacionais – dos Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Chile e até Gana – e 9 brasileiros, além de cinco instituições do Livro no Brasil (ANL, Abrelivros, CBL, Instituto Pró-Livro e SNEL). Entre as internacionais, estão a Groupe Home, Groupe Librex, Martina Nommel, Book Case Agency, Tajamar Editores, arsEditions e Cecilia Dressler verlag.
A iniciativa dos organizadores da Bienal atende uma demanda do mercado editorial brasileiro, cada vez mais profissional, além do interesse que a produção editorial do país despertou lá fora. “Muitos agentes nos procuravam, mas também contatamos os agentes internacionais que participam das Feiras de Frankfurt e Guadalajara”, contou Tatiana Zaccaro, diretora da Fagga, ao PublishNews.
O preço por uma mesa no Salão é de R$ 890,00 por editor ou agente. E, apesar de completo, Zaccaro avisa que a organização abriu uma lista de espera. A inscrição é online.






