MinC divulga nova pesquisa de Indicadores de preços da cultura
PublishNews, Carlo Carrenho, 27/07/2012
Pesquisa atualiza valores de serviços e mão de obra do universo da produção cultural

O Ministério da Cultura (MinC) acaba de divulgar mais atualização de sua pesquisa dos indicadores nacionais de preços da cultura, levantados segundo parâmetros e técnicas de mercado, de acordo com o mês de junho, para São Paulo e Rio de Janeiro. O levantamento detecta valores médios de itens, entre serviços e mão de obra do universo da produção cultural. Na área editorial, há indicadores para serviços desde elaboração de ficha catalográfica até tradução e copidesque.

A pesquisa, utilizada para lastrear e avaliar propostas candidatas à renúncia fiscal pela Lei Rouanet, vem sendo atualizada a cada mês. Os valores apontados constituem-se como referências para o mercado cultural, mas não são preços fixos para as categorias elencadas.

Os indicadores são resultado do contrato do Ministério com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Belém, Recife, Brasília, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, as capitais-base da pesquisa, são consideradas como representativas das regiões brasileiras. Entre as fontes consultadas, estão tabelas de sindicatos e associações, de fornecedores e taxas de serviços públicos.

Clique nos links a seguir para baixar os resultados das pesquisas:

Indicadores de preços de serviços

Indicadores de preços de mão de obra

[27/07/2012 00:00:00]