Sem furos
PublishNews, Redação, 04/06/2012
Record e Alberto Mussa se manisfestam a respeito do vazamento de informação sobre prêmio da ABL

Na sexta-feira, 1, reproduzimos no PublishNews uma nota da versão impressa da Folha de S. Paulo que resumia a reportagem divulgada no site do jornal sobre o fato de a editora Record ter noticiado, antes da Academia Brasileira de Letras, que Alberto Mussa ganhou o prêmio de ficção concedido pela entidade, com o romance O senhor do lado esquerdo. A nota informava que a ABL atribuía o “vazamento” ao autor. A Record e Alberto Mussa escreveram para nossa redação com seus esclarecimentos. Segundo a editora, a divulgação foi autorizada pela ABL. E, segundo o autor, ele, movido por legítimo entusiasmo, informou “editores, agentes, familiares e amigos da distinção alcançada”, mas não cometeu “nenhuma inconfidência”. Antônio Carlos Athayde, assessor de imprensa da ABL, informou que os autores “se encarregam (o que é muito natural) de divulgar [os prêmios]” e que a Academia “somente divulgará os prêmios quando estiver concluído o processo de concessão de todos eles – dentro de duas semanas, aproximadamente”.

Leia a carta de Alberto Mussa:

“Prezados,

Como não fui ouvido nas matérias que apontam um suposto vazamento do resultado do Prêmio de Ficção da Academia Brasileira de Letras, quero em tempo me manifestar.

Fui eu, naturalmente, movido por legítimo e humano entusiasmo, quem informou meus editores, agentes, familiares e amigos da distinção alcançada pelo romance O senhor do lado esquerdo.

Não empreguei, todavia, nenhuma arte divinatória ou escutas clandestinas: tenho, comigo, uma carta da ABL — assinada, de próprio punho, por sua Presidente, em 28 de maio.

Não cometi, assim, nenhuma inconfidência; não traí segredos, nem pessoas.

Aliás, casos como o meu já se tornaram públicos: a coluna de Ancelmo Gois, da última terça-feira, informa que Manoel de Barros ganhou o Prêmio de Poesia; e a grande rede divulga desde o começo do mês que Ricardo Leão foi vencedor do Prêmio de Ensaio e Crítica Literária — ambos conferidos pela mesma Casa.

Não há, portanto, razão para intempéries. E, convenhamos, não sendo sigilosa, a carta, não cabe o termo “vazamento” — mas extravasamento, apenas, da notícia.

Afinal, trata-se da Academia Brasileira de Letras. Não poderia ocultar premiação de tamanha relevância.

Alberto Mussa”

[04/06/2012 00:00:00]
Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Leia também
Foram inscritos 2.627 livros de autores residentes em 28 países e publicados por 401 editoras, o que significa um aumento de 25% em relação ao ano passado
Nesta edição, Prêmio realizado pela CBL contará com quatro novas categorias: Escritor Estreante - Poesia; Saúde e Bem-estar; Educação; e Negócios; inscrições estão abertas até 13 de junho
Ambas já figuraram nas listas da premiação em anos anteriores; Anne concorre com obra que acompanha três gerações de mulheres e Grenville com um relato ficcional da vida de sua avó; vencedora será anunciada em 13/06
Peço a um livro que crie em mim a necessidade daquilo que ele me traz.
Jean Rostand
Escritor francês
(1894-1977)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar