A FTD foi a editora com mais títulos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2013, de acordo com a lista de 125 obras selecionadas para o programa divulgada pelo Ministério da Educação ontem, 28, no Diário Oficial. A FTD, que é especializada em livros didáticos e obras de literatura infantojuvenil, teve 21 títulos escolhidos. A Saraiva e a Moderna vêm em seguida, com 17 cada uma. Scipione e Ática também conseguiram incluir mais de dez (15 e 14, respectivamente).
As vendas ao governo federal, contudo, ainda não estão garantidas. As obras ainda serão apresentadas aos professores da rede pública de ensino do país no Guia do livro didático 2013, a partir do qual os docentes escolherão, da lista completa, aqueles títulos que querem usar em sala de aula. Depois da escolha dos professores, o MEC negocia as aquisições com as editoras no segundo semestre deste ano.
O PNLD 2013 é voltado para a compra governamental de obras para os cinco primeiros anos do ensino fundamental, nas categorias ciências; alfabetização matemática e matemática; alfabetização e letramento e língua portuguesa; história; história regional; geografia, e geografia regional.
Veja a lista das editoras selecionadas e o número de títulos escolhidos de cada uma:
FTD (Irmãos Marista): 21
Moderna (Santillana): 17
Saraiva (Saraiva): 17
Scipione (Abril Educação): 15
Ática (Abril Educação): 14
SM (Grupo SM): 09
Base (Base Editorial): 08
Escala (Grupo Escala): 05
Positivo (Grupo Positivo): 05
Texto (Leya Brasil): 04
Editora do Brasil: 03
Ibep (Grupo Ibep): 03
Pueri Domus (Pearson): 02
Lê (Lê/Compor): 01
Grafset: 01