Aberta a Feira do Livro de Abu Dhabi
PublishNews, Ricardo Costa, 28/03/2012
Evento na capital dos Emirados Árabes tem 900 expositores e forte programa profissional

Começou hoje, às 2h da manhã no horário de Brasília, a 22ª edição da Abu Dhabi International Book Fair, que rola na cidade árabe de 28 de março a 2 de abril. São 904 expositores – 10% a mais do que no ano passado –, sendo 601 de países árabes. No total, 54 países participam do evento na capital e maior cidade dos Emirados Árabes. Tantos participantes trouxeram para o pavilhão de quase 22 mil m2 mais de 500 mil títulos para exibir – e vender. A feira de Abu Dhabi se destaca na região pelo seu alto investimento no programa profissional, que traz ao país profissionais do mundo inteiro para compartilhar com os colegas árabes experiências no mundo dos livros. Além das palestras e debates, o grande palco do programa profissional é o Rights Center: uma área reservada para negociações de direitos onde cada editor árabe tem um subsídio de mil dólares por contrato para pagar em adiantamentos.

Começou hoje, às 2h da manhã no horário de Brasília, a 22ª edição da Abu Dhabi International Book Fair, que rola na cidade árabe de 28 de março a 2 de abril. São 904 expositores – 10% a mais do que no ano passado –, sendo 601 de países árabes. No total, 54 países participam do evento na capital e maior cidade dos Emirados Árabes.

Tantos participantes trouxeram para o pavilhão de quase 22 mil m2 mais de 500 mil títulos para exibir – e vender. A feira de Abu Dhabi se destaca na região pelo seu alto investimento no programa profissional, que traz ao país profissionais do mundo inteiro para compartilhar com os colegas árabes experiências no mundo dos livros. Além das palestras e debates, o grande palco do programa profissional é o Rights Center: uma área reservada para negociações de direitos onde cada editor árabe tem um subsídio de mil dólares por contrato para pagar em adiantamentos.

Este ano, a feira conta com a presença da brasileira MAF Agência Literária, que veio representando sete editoras tupiniquins – Revinter e Editora Napoleão, da área médica; Ciranda Cultural, DCL, Larousse e Biruta, de livros infantis; e dois livros do autor holandês Adjiedj Baka, da Girafa. “Viemos para sentir e entender o mercado, que parece ter muitas oportunidades. Tivemos que escolher os títulos mais apropriados e até recusar algumas representações, porque o nosso espaço este ano era pequeno”, conta Peter-Michael, um dos sócios da agência.

A cerimônia de abertura oficial da feira foi conduzida pelo Sheikh Sultan Bin Tahnoon Al Nahyan, presidente da Tourism Development & Investment Company do país, que em seguida visitou o estande do Reino Unido, país convidado de honra deste ano.

[28/03/2012 00:00:00]