Autora argentina leva o Hans Christian Andersen
PublishNews, Thais Caramico, especial para o PublishNews, 19/03/2012
E Peter Sís, da República Tcheca, ganhou o Nobel dos livros infantis como ilustrador
A lista de candidatos ao prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante quando se fala de livros infantis, não era pequena: 30 autores e 27 ilustradores de 33 países estavam na disputa, divulgada às 15h30 desta segunda-feira (horário italiano), durante o primeiro dia da Feira de Bolonha.

Com toda a cúpula do Ibby (organização que criou o prêmio) reunida, a argentina María Teresa Andruetto, que já tinha sido anunciada vencedora do Ibby-Asahi Reading Promotion, levou o prêmio como autora. Minutos depois, Peter Sís, da República Tcheca, foi revelado o melhor ilustrador.

A cada dois anos, as obras de autores e ilustradores do mundo todo são avaliada internacionalmente por sua contribuição contínua e recorrente aos livros para crianças. O anúncio das duas categorias foi feito após uma pequena apresentação do Congresso do Ibby, evento bienal que será realizado em Londres, em agosto. É que a organização que criou o prêmio é também a que move a literatura infantojuvenil no mundo.

Na lista, o brasileiro Roger Mello concorria como ilustrador, ao lado do escritor Bartolomeu Campos de Queirós, morto em janeiro. Mello chegou a entrar na lista de cinco finalistas com outros quatro ilustradores. Ao longo dos anos, duas brasileiras já levaram o Andersen: Lygia Bojunga, em 1982, e Ana Maria Machado, em 2000. Angela-Lago, Ruth Rocha e outros grandes nomes já foram indicados em edições anteriores.

[19/03/2012 00:00:00]
Publicidade
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Leia também
Para se candidatar, é necessário ser de origem portuguesa e residir naquele país, além de ter pelo menos uma obra publicada no Brasil
Conheça os 30 finalistas de Literatura traduzida, literatura infantojuvenil e Poesia; demais categorias serão anunciadas até o final desta semana
Publicado em 2024, livro nasceu após ilustrador vencer concurso promovido pela Editora Solisluna, disputado por mais de 400 candidatos
Escrever um romance é como descer ao segundo subsolo escuro da alma, cujas saídas você desconhece.
Haruki Murakami
Escritor japonês