A London Book Fair (LBF, feira de livros de Londres) anunciou hoje que o nono Lifetime Achievement Award, prêmio que homenageia figuras que deixaram marcas significativas na indústria editorial global, será dado este ano a Jorge Herralde, proprietário e diretor da Editorial Anagrama. Segundo a LBF, que organiza o prêmio junto com a Publishers Association, associação dos editores ingleses, “Jorge é amplamente considerado um dos melhores editores de literatura do mundo hispânico”. O primeiro livro da Anagrama foi lançado em 1969. Desde então, a casa publicou mais de três mil títulos e montou, segundo a LBF, um catálogo “impecável de autores espanhóis e latino-americanos premiados”, entre eles Roberto Bolaño, Álvaro Pombo, Enrique Vila-Matas e Ricardo Piglia, além de ter traduzido para o espanhol inúmeros outros autores reconhecidos, como Vladimir Nabokov, Ian McEwan e Kazuo Ishiguro.
“Eu comecei a publicar os primeiros títulos em 1969 com a ideia de explorar caminhos desconhecidos na Espanha, naquela época sob a censura de Franco”, afirmou Herralde, que contou ter ficado surpreso e honrado com o prêmio. “O trabalho editorial me permite explorar, descobrir, apostar, compartilhar prazer e entusiasmo; praticar uma variedade de exercícios mentais; entrar numa montanha-russa e outras atrações de tempos em tempos; acompanhar a estimulante metamorfose do manuscrito ao livro. E, ao longo dessa jornada, ‘escrever’ um
roman fleuve particular: o catálogo da Anagrama.”
Confira os ganhadores anteriores do Lifetime Achievement Award:
2011 – Sonny Mehta, da
Alfred A Knopf. Publishers
2010 - Antoine Gallimard, da
Éditions Gallimard
2009 - Drenka Willen, editora, da Harcourt (EUA)
2008 - Peter Meyer, publisher, da Overlook Press and Duckworth (Reino Unido e EUA)
2007 - Lord Weidenfeld, publisher, da Weidefeld & Nicolson (Reino Unido)
2006 - Christopher MacLehose, publisher (Reino Unido)
2005 - Lynette Owen, diretora de copyright, da Pearson Education (Reino Unido)
2004 - John Lyons, publisher, da Little, Brown (Reino Unido e EUA)
[23/02/2012 01:00:00]
Leia também
Cada artista pode inscrever um único trabalho inspirado no tema do mês, Cartografias da cor, de qualquer expressão artística, para concorrer às páginas virtuais da 5ª edição da revista
Premiação promovida pela Amazon Brasil se consolida como uma das principais do país ao completar dez anos
Esta será a primeira participação de um autor brasileiro em dez anos da iniciativa, promovida pela Biblioteca Municipal de Praga e pela Prefeitura da capital da República Tcheca
“Com meus livros promovo investigações literárias, não necessariamente para achar culpados.”
Enrique Vila-Matas
Escritor espanhol
Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.
Procurar
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
Procurar
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?
Assinar
©2001-2026 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Este conteúdo não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.