A era da criatividade
PublishNews, Redação, 23/12/2011
Livro relata origens e desdobramentos da ascensão de uma classe criativa

Ao observar como, ainda nos anos 1990, as empresas de tecnologia se mudavam para lugares que tinham uma provisão maior de indivíduos criativos e talentosos, o estudioso e teórico sobre as cidades, Richard Florida, começou a mapear uma tendência. Ele percebeu que o crescimento econômico estava ocorrendo em lugares caracterizados pela tolerância, pela diversidade e pela abertura à criatividade. A tecnologia não era a principal força dessa transformação em curso. Em seu lugar, alterações no modo de vida e na maneira de trabalhar aos poucos geravam mudanças no ambiente de trabalho, no lazer, nas comunidades e no cotidiano. Em A ascensão da classe criativa (L&PM Editores, 452 pp., R$ 48 – Trad. Ana Luiza Lopes), Florida relata as origens e os principais desdobramentos de uma sociedade em transformação, na qual o entorno criativo está crescendo e se tornando dominante.

[23/12/2011 01:00:00]