IMS terá museu na Paulista
PublishNews, Roberta Campassi, 20/12/2011
Novo prédio será sede do instituto e abrigará três andares só para exposições

A Avenida Paulista ganhará um novo centro cultural, cujo projeto arquitetônico foi divulgado ontem. O Instituto Moreira Salles (IMS), que já tem uma galeria na capital paulista e centros culturais no Rio de Janeiro e Poços de Caldas, construirá uma nova sede, onde três andares (cerca de 1,2 mil metros) serão destinados para exposições. O prédio também abrigará um cinema/auditório, uma biblioteca de fotografia, salas de aula para cursos, cafeteria e loja, além da administração do IMS. O projeto arquitetônico foi vencido pelo escritório Andrade Morettin Arquitetos, após concurso que envolveu outras cinco firmas e foi decidido por um júri de críticos e especialistas brasileiros e estrangeiros. Você vê a imagem do futuro prédio à esquerda.

O novo museu será “marcante”m segundo os arquitetos Marcelo Hannenberg Morettin e Vinícius Hernandes de Andrade. “Imaginamos um museu acessível, que ofereça um ambiente interno tranquilo e acolhedor, capaz de equilibrar a vibração das calçadas com a natureza e a escala dos espaços museológicos que exigem uma qualidade de luz e uma percepção do tempo muito especiais”, afirmaram os responsáveis pelo projeto.

Ontem, o Ministério da Cultura divulgou que o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) terá orçamento de R$ 129,5 milhões para os museus brasileiros em 2012 – a verba pode crescer 42% caso algumas emendas parlamentares sejam aprovadas.

Uma das metas divulgadas na semana passada dentro do Plano Nacional de Cultura é modernizar 50% dos museus e bibliotecas brasileiros até 2010 – até o ano passado, apenas 11,5% das bibliotecas e 3% dos museus tinham recebido investimentos dentro dos programas de modernização do governo federal.
[20/12/2011 01:00:00]