Oxford University Press prepara-se para lançar livros didáticos no Brasil
PublishNews, Roberta Campassi, 02/12/2011
Editora de origem inglesa já contratou pelo menos cinco editores que trabalhavam em empresas concorrentes

A Oxford University Press, a maior editora universitária do mundo, vem contratando editores para entrar no segmento de livros didáticos no Brasil. Neste segundo semestre, a editora de origem inglesa já contratou pelo menos três profissionais que trabalhavam na Moderna, para a área de exatas; uma pessoa da Saraiva, para cuidar das obras de Português, e uma da Abril Educação, para Filosofia e Sociologia. Procurada pelo PublishNews, a editora não deu detalhes dos seus planos, mas informou que “está em busca de parceiros estratégicos para diversas iniciativas”. No exterior, a Oxford publica livros educacionais e didáticos para diferentes áreas, mas, aqui no Brasil, até agora, só atuava com livros de inglês e, mais recentemente, também de espanhol.

Ainda não está claro se a Oxford pretende disputar os programas governamentais de compras de livros ou se concentrará esforços no mercado privado, como o grupo Pearson, também de origem inglesa, vem fazendo no país. Mas, por ora, os novos editores da Oxford não estão trabalhando com a perspectiva de inscrever obras no Programa Nacional do Livro Didático 2014, cujo período de pré-inscrição para livros direcionados a alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental começa em 09 de dezembro e vai até maio de 2012.

A última década do mercado editorial brasileiro foi marcada pelo avanço de editoras estrangeiras no segmento de livros didáticos. Alguns dos negócios mais relevantes foram a compra da Moderna pelo grupo espanhol Santillana, em 2001; a chegada da também espanhola SM, em 2004; o investimento da portuguesa LeYa no segmento educacional e a expansão do grupo inglês Pearson no país.

O Pearson é o maior do mundo no segmento educacional, além de dono da editora Penguin e do jornal “Financial Times”. No Brasil, até agora, seus esforços têm se concentrado no mercado de educação privada. Além de trabalhar com livros universitários e obras de negócios e de ensino de idiomas, a companhia partiu para uma ofensiva na área de didáticos. Em julho deste ano, desembolsou 326 milhões de libras para comprar o Sistema Educacional Brasileiro, dono dos sistemas de ensino COC, Dom Bosco e Pueri Domus, e assim dobrar sua participação em território nacional.

Há, ainda, outras movimentações menores. A Macmillan, por exemplo, que no Brasil trabalha apenas com livros de idiomas, começou a inscrever obras em programas governamentais. Elas chegam às escolas públicas já em 2012.

[02/12/2011 01:00:00]
Publicidade
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Leia também
Serviço do PublishNews+ apresenta livros em pré-venda cadastrados na plataforma da MVB / Metabooks e que só chegarão às livrarias daqui a 45 dias
'​Noites brancas', que antes vendia cerca de mil exemplares por ano, agora atinge essa marca semanalmente, se transformando em um caso emblemático de como as plataformas sociais podem redefinir o sucesso literário
A primeira loja física da Estante Virtual e a nova unidade da Livraria da Vila completaram um mês de operações em janeiro
Escrevi 22 livros, entre eles romances históricos, memórias, literatura jovem, passei por diversos estilos. Presto cada vez menos atenção na expectativa dos outros e mais em descobrir o que de fato tenho a oferecer.
Isabel Allende
Escritora chilena

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar