FIL Guadalajara: uma grande porta para o mercado hispano
PublishNews, Ricardo Costa, 25/11/2011
Quem quer trabalhar com o mercado de língua espanhola precisa visitar a Feria Internacional del Libro de Guadalajara

Amanhã, dia 26, às 11h do México (15h, no horário de Brasília), se realiza a cerimônia oficial de abertura da 25ª Feria Internacional del Libro de Guadalajara. Serão nove dias de muita festa literária até, 4 de dezembro. Para os profissionais, exclusivamente, a feira reserva três dias inteiros de trabalho, das 9h às 17h. Nesse período, ninguém que não seja profissional do livro tem acesso aos pavilhões. Mas, no fim de todos os dias, das 17h às 21h, os portões são abertos ao público em geral. A feira tem áreas dedicadas às editoras mexicanas, aos participantes internacionais e uma só para a FIL Niños, a feira dos baixinhos. Este último espaço é separado dos outros dois por um grande portão de aço, o que isola o espaço infantil permitindo que durante o dia escolas visitem a feira (FIL Niños) enquanto os profissionais cuidam do business.

A atenção da organização do evento com os profissionais se nota nos muitos programas voltados para eles. Há treinamentos específicos para agentes literários novos, para editores (especialmente focando a venda de direitos) e para ilustradores; programas que incentivam e facilitam a presença de bibliotecários na feira; palestras, debates e encontros com profissionais de diversas partes do mundo que compartilham suas experiências. A lista é grande, e inclui eventos como o X Foro Internacional de Editores, Encuentro Internacional de Cuentistas, Foro Internacional de Ilustradores (FILustra 2011), dentre outros. Há também um grande trabalho para apresentar os autores, que participam de conversas e mesas ao vivo e até por videoconferência.

Dois destaques da FIL Guadalajara estão voltados para o público leitor: atividades no centro histórico de Guadalajara, que levam o mundo do livro para uma região menos favorecida da cidade; e o programa Ecos de la FIL, onde os escritores saem ao encontro de seus leitores. Serão 107 palestras em escolas, centros universitários e espaços culturais de Jalisco. Há ainda um programa de leitura de textos, o El Placer de la Lectura, que este ano contará com a presença do brasileiro Luiz Ruffato. Enfim, Guadalajara é uma feira pra quem trabalha com livros, pra quem gosta de ler e pra quem ainda está aprendendo a gostar de ler.
[25/11/2011 01:00:00]