Alternativa à feira da USP não se viabiliza
PublishNews, Roberta Campassi, 23/11/2011
Evento que foi adiado no fim da semana passada permanece sem data para ocorrer

Não vingou a tentativa de algumas editoras de realizar uma feira alternativa à Festa do Livro da USP, que começaria hoje, mas foi adiada na última sexta-feira por tempo indeterminado. O tradicional evento organizado pela Edusp no prédio da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), que este ano concentraria 130 editoras, permanece sem data para ocorrer.

O adiamento da feira fez com que algumas editoras se mobilizassem na segunda-feira à tarde. José Emílio Eloys, gerente comercial da Editora Unesp, e os editores Ivana Jinkings, da Boitempo, e Jorge Sallum, da Hedra, enviaram e-mail às empresas que participariam do evento na USP para tentar realizar outra feira no CEU do Butantã. A ideia era que o novo evento acontecesse entre 30 de novembro e 2 de dezembro, e que cada editora pagasse R$ 150 por mesa. A proposta incluía translado para o público interessado em alguns pontos da cidade, um deles a FFLCH.

De acordo com Sallum, da Hedra,apenas 37 editoras haviam aderido à iniciativa até ontem à tarde, o que inviabilizou a proposta. “Precisaríamos de pelo menos 80 adesões para a feira ser viável”, disse ao PublishNews. Segundo ele, a ideia contava com o apoio do secretário municipal de educação, Alexandre Schneider. Contatada pelo PublishNews, a assessoria da Secretaria respondeu que Schneider solicitou às editoras interessadas mais informações sobre o tipo de apoio de que precisariam do CEU, antes de prosseguir com a conversa.

A Festa do Livro da USP é apontada por algumas editoras como a mais importante na venda de livros. O evento é muito procurado pelos estudantes, interessados nos títulos oferecidos com descontos de 50%.

A Boitempo não quis perder tempo e anunciou que hoje começou a vender seus livros com desconto de mais de 40%. As vendas ocorrerão até sexta, na sede da editora e pela internet.

A Edusp adiou a feira da USP na sexta, dia 18, alegando “razões de logística”, apenas dois dias depois de ter confirmado o evento em comunicado. Em entrevista ao PublishNews, Plinio Martins Filho, presidente da Edusp e organizador do evento, disse que não havia espaço suficiente para os 130 participantes no prédio da FFLC, e também citou preocupações com segurança.

[23/11/2011 01:00:00]