De olho na lista: George R.R. Martin rouba 1ª posição de ficção de si mesmo
PublishNews, Carlo Carrenho, 09/09/2011
Na lista de negócios, O monge e o executivo volta ao topo

Na lista publicada hoje pelo PublishNews, as principais mudanças estão nas listas de ficção e de negócios. Na primeira, temos um novo livro na primeira posição, mas o autor best-seller se manteve. Ocorre que as vendas da semana colocaram o lançamento A tormenta das espadas (LeYa), de George R. R. Martin, no alto do ranking da categoria desbancando A guerra dos tronos (LeYa), do mesmo autor, que passou para a terceira posição. Entre as espadas e os tronos, na segunda posição, ficou o padre-cantor Fábio de Melo com seu Tempo de esperas (Planeta do Brasil).

E por falar em padre-cantor, Marcelo Rossi e seu Ágape (Globo Livros) continuam no topo do ranking geral com 10.594 exemplares vendidos. A tormenta das espadas ocupa uma honrosa segunda posição com 6.442 exemplares, enquanto que os outros dois livros de George R.R Martin estão na sétima e décima posição do ranking geral.

Em não-ficção, poucas mudanças. O Guia politicamente incorreto da América Latina (LeYa), de Duda Teixeira e Leandro Narloch, segue na primeira posição, e seu irmão mais velho, O Guia politicamente incorreto da história do Brasil, segue em terceiro lugar. Entre eles, a tri-best-seller gaúcha Martha Medeiros com seu Feliz por nada (L&PM). Também merece destaque a edição de O Príncipe (Nova Fronteira/Coleção Saraiva) que estreia na lista de não-ficção em 14º lugar. Com uma presença tão forte nas listas de ficção e não-ficção, a editora LeYa conseguiu emplacar cinco livros entre os 10 mais vendidos do ranking geral.

Na lista de infantojuvenil, o livro favorito das misses, O pequeno príncipe (Agir), de Antoine Saint-Exupéry, segue imperando na primeira posição, seguido de 12 obras de Jeff Kinney e Rick Riordan. Em autoajuda, Ágape é seguido de longe por A vida sabe o que faz (Vida & Consciência), de Zíbia Gasparetto, e Mulheres inteligentes, relações saudáveis (Academia de Inteligência), de Augusto Cury.

A lista de negócios tem um novo líder. Ou melhor, um velho líder. O monge e o excutivo volta à primeira posição seguido muito de perto por Problemas? Oba! (Gente), de Roberto Shinyashiki. A saga brasileira (Record), de Mirim Leitão, caiu para a terceira posição.

No ranking de editoras, a carioca Sextante segue firme em primeiro lugar, com 16 livros emplacados na lista, para total tranquilidade de seus publishers. A seguir estão Intrínseca, Record e LeYa, com 10, 9 e 7 livros na lista respectivamente.
[09/09/2011 00:00:00]