De olho na lista: A guerra das batinas
PublishNews, Carlo Carrenho, 19/08/2011
“Ágape” vende quase cinco vezes mais que o segundo colocado, mas Fábio de Melo cresce na lista

A força do amor deve ser mesmo infinita. Só isto para explicar o sucesso de Ágape (Globo Livros), do padre Marcelo Rossi. O livro, que tinha perdido a força avassaladora de vendas nas últimas semanas, alcançou 23.169 exemplares vendidos apurados pela lista do PublishNews esta semana esta semana. Com isso, ele não apenas manteve a primeira colocação geral como vendeu quase cinco vezes mais que o segundo colocado, A vida sabe o que faz (Vida e Consciência), de Zibia Gasparetto. Mas um concorrente à altura e também de batina está chegando. O livro Tempo de esperas (Planeta do Brasil), do padre Fábio de Melo, que havia estreado em uma discreta 11ª posição na lista de ficção da semana passada, resolveu mostrar sua força e emplacou um oitavo lugar geral e o segundo lugar em ficção nesta semana. É esperar para ver se o padre-cantor mineiro conseguirá ameaçar o padre-cantor paulista.

Outra novidade é que a editora luso-paulistana LeYa volta a fazer a dobradinha em ficção e não-ficção. A guerra dos tronos, de George R. R. Martin, manteve a primeira posição em ficção, enquanto Guia politicamente incorreto da história do Brasil, de Leonardo Narloch, voltou ao topo da categoria de não-ficção. Ainda vale observar que Guia Politicamente incorreto da América Latina, de Duda Teixeira e Leandro Narloch, emplacou a terceira posição em não-ficção e A fúria dos reis, outro livro de George R. R. Martin, ficou em sétimo em ficção. E como estes quatro livros estão na lista geral, a LeYa é a editora com mais títulos entre os 20 mais vendidos desta lista.

As listas de negócios e infantojuvenil não tiveram grandes alterações e seguem encabeçados por A saga brasileira (Record), de Miriam Leitão, e O herói perdido (Intrínseca), de Rick Riordan.

Em autoajuda, merecem destaque os cinco títulos sobre paternidade, que apareceram na lista graças ao Dia dos Pais: Meu pai meu herói (Gente), de Anderson Cavalcante; Querido papai (Sextante), de Bradley Trevor Greive; Pais brilhantes professores fascinantes (Sextante), de Augusto Cury; Pai, você é o maior (Panda Books), de Lisa Whifield; e Diploma para o melhor pai (Vergara & Riba), de Lidia Maria Riba.

No ranking de editoras, Sextante, Intrínseca e Planeta ocupam as três primeiras posições com 16, 10 e 8 títulos emplacados na lista esta semana. LeYa, Novo Conceito, Santillana e Vergara & Riba dividem a quarta posição com 6 títulos cada uma.
[19/08/2011 00:00:00]