Durante a 3ª Tarrafa Literária, serão realizadas diversas oficinas de criação literárias gratuitas nos dias 27 e 28 de agosto, das 9h às 11h e das 11h às 13h, na Bolsa do Café (Rua XV de Novembro, 95, Centro – Santos/SP). As oficinas reunirão importantes autores e editores nacionais, que abordarão o trabalho voltado à produção literária e jornalística. São quatro módulos diferentes, com 20 vagas em cada um. Durante as oficinas será proposto um exercício de criação literária. O melhor de todos os trabalhos será publicado no site Bravo. As inscrições devem ser feitas pelo site da Tarrafa Literária e na Livraria Reajelo de Santos (Av. Marechal Deodoro, 2, Gonzaga – Santos/SP).
Programação:
Módulo 1 - Jornalismo Literário, com João Gabriel de Lima
Sábado, 27/08, das 9h às 11h
A tradição americana das revistas New Yorker, Vanity Fair e Esquire, e como ela influenciou decisivamente o jornalismo que se faz hoje. O conceito de jornalismo autoral. Os seis livros canônicos do jornalismo literário. Análise de trechos do livro "Filme", de Lillian Ross, destacando os procedimentos básicos do jornalismo literário.
Módulo 2 - Jornalismo Cultural, com Paulo Roberto Pires
Sábado, 27/08, das 11h às 13h
Os gêneros do jornalismo cultural. Os cadernos culturais brasileiros. O processo de pauta e apuração no jornalismo cultural. A redação de textos na área de crítica, resenha, reportagem e ensaio. O dia-a-dia das redações de jornais e revistas na área cultural. Análise criativa de textos previamente escolhidos na área.
Módulo 3 - Ficção, contos, com Marcelino Freire
Domingo, 28/08, das 9h às 11h
Conteúdo – Como começar um conto, intitular uma história? Como desbloquear um texto, uma ideia, criar um personagem? Qual vocabulário usar, qual repertório buscar? Essas e outras questões serão discutidas em sala, chamando a atenção para o trabalho de concisão - e até de pesquisa - na hora de escrever um conto. Também serão apresentados para leitura alguns clássicos no gênero.
Módulo 4 - Crônica, com Matthew Shirts
Domingo, dia 28/08, das 11h às 13h
Conteúdo - o que é uma crônica? Por que esse gênero é tão popular e cultivado no Brasil? Vamos analisar a história do gênero, através dos seus pontos altos no país: Machado, Rubem Braga, Nelson Rodrigues. E discutir técnicas de escrita através dos cronistas contemporâneos como Luis Fernando Verissimo, Mario Prata e João Ubaldo Ribeiro.





