De olho na lista: Autor da Flip entre os mais vendidos
PublishNews, Carlo Carrenho, 25/07/2011
Harry Potter volta ao ranking graças ao filme

A lista de mais vendidos publicada pelo PublishNews na última sexta-feira, um dia antes das listas concorrentes, não apresentou grandes novidades. Todas as primeiras posições se mantiveram: A guerra dos tronos (Leya), de George R. R. Martin, em ficção; o Guia politicamente incorreto da história do Brasil (Leya), de Leonardo Narloch em não-ficção; O herói perdido (Intrínseca), de Rick Riordan, em infanto-juvenil; A saga brasileira (Record), de Miriam Leitão, em negócios, e Ágape (Globo Livros), do padre Marcelo Rossi, em autoajuda e também liderando a lista geral. A diferença de Ágape para o segundo colocado se manteve em termos aproximados em relação à semana anterior, e o arrasa-prateleiras está longe de ser o papa-listas que foi entre o final de 2010 e o início de 2011.

Novidades dignas de nota na lista são duas. A primeira é A máquina de fazer espanhóis (Cosac Naify), de valter hugo mãe, que aterrissou em 16º lugar na lista de ficção. As vendas do livro com certeza foram catapultadas pela presença do autor luso na Flip e também por suas passagens em eventos menores em São Paulo e no Rio de Janeiro. A segunda novidade é uma reestreia na lista. Trata-se de Harry Potter e a pedra filosofal (Rocco), de J. K. Rowling, que volta à lista de pequerruchos e "teens" na 13ª posição, com certeza impulsionado pelo filme.

No ranking de editores, a Sextante segue suprema com 20 títulos na lista, seguida pela Intrínseca com 10. Ediouro, Leya e Novo Conceito dividem a terceira posição com três títulos cada.
[25/07/2011 00:00:00]