Última grande rede de livrarias norte-americanas, a Barnes&Noble anunciou ontem os seus resultados financeiros de 2010 e também do primeiro trimestre de 2011. Como destacou a PublishersLunch, os números reforçam o forte crescimento no mundo digital e a constante queda nas livrarias físicas. As vendas anuais apontaram um crescimento de 20%, atingindo US$ 7 bilhões - a marca recorde da companhia. O resultado é explicado por um ano inteiro de vendas das lojas da Barnes & Noble College Bookstores [livrarias em universidades] e um crescimento de 50% nas vendas da BN.com, que atingiram U$ 858 milhões.
No primeiro trimestre de 2011 as vendas da BN.com aumentaram 78% - e 65% em comparação ao mesmo período de 2010. Esses números demonstram que tal crescimento no site está diretamente ligado às vendas da linha de produtos Nook e seus e-books. Por outro lado as vendas nas lojas físicas não vão assim tão bem: crescimento de apenas 0,7% no ano, promovido mais pelas vendas de produtos digitais. No primeiro trimestre de 2011 a perda foi de 2,9%, mas a empresa credita esses números às liquidações das 200 lojas da Borders que foram fechadas no período e espera voltar a crescer nos próximos meses.
As ações da Barnes & Noble registraram uma perda de U$ 1,31 por ação nos resultados finais do ano fiscal. A empresa informou também que a oferta de compra pela Liberty Media continua em análise por um comitê especial do Conselho Diretivo da companhia, que também é responsável pela revisão das estratégias da empresa. Quem quiser pode conferir aqui o release original, em inglês, da Barnes & Noble.