A Gibiteca Henfil está comemorando 20 anos e para marcar a data prepara uma programação especial em homenagem ao seu patrono, o cartunista Henrique de Souza Filho, mais conhecido como Henfil. Os eventos de aniversário começam hoje, 19 de maio, e seguem até o final do ano, todos no próprio Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso - São Paulo/SP. Tel.: 11 3397-4090), onde a gibiteca fica. Na abertura, a gibiteca recebe Ivan Consenza, filho de Henfil, que irá discutir a vida e obra do pai, além de abrir duas exposições com desenhos de personagens e charges políticas e esportivas do cartunista.
Criada em 1991, a Gibiteca Henfil funcionava junto à Biblioteca Infanto-juvenil Viriato Corrêa, na Vila Mariana. Só em 1999 foi transferida para onde está hoje, no Centro Cultural São Paulo. Hoje, o local é um ponto de encontro entre leitores e pesquisadores, pois possui um acervo de mais de 10 mil títulos entre HQs, revistas, gibis, fanzines e livros de RPG.
A Gibiteca foi batizada em homenagem ao cartunista Henfil, conhecido por seus desenhos e histórias humorísticas e críticas que retratavam a situação nacional. Com sua obra, Henfil ajudou a renovar os quadrinhos Brasil, Além disso, ele também trabalhou em teatro, televisão e com literatura.
Programação
Exposição: Henfil nos 20 anos da Gibiteca
De 19 de maio a 17 de julho
Abertura: 19 de maio, quinta, às 20h
"Henfil - vida e obra": galeria de personagens criados pelo artista, fotos de várias épocas e principais charges políticas e esportivas, com 15 quadros - reprodução em ploter adesivo.
"Henfil Baixou Aqui": homenagem feita no Salão Internacional de Humor de Piracicaba por vários cartunistas logo após a morte do Henfil, também com 15 quadros - reprodução em ploter adesivo.
Praça das Bibliotecas
Visitação: terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada franca
Dia 19 de maio, quinta, às 20h
Palestra com Ivan Cosenza
Em comemoração aos 20 anos da Gibiteca Henfil, a exposição será inaugurada com uma palestra proferida por seu filho Ivan, que herdeiro de suas obras, tem fomentado e divulgado o trabalho do pai.
Praça das Bibliotecas (70 lugares, 40 min.)
Entrada franca
De 7 a 10 de junho, terça a sexta, às 16h
Ciclo de filmes
Em parceria com a Curadoria de Audiovisual, será exibida uma série de documentários acerca da vida e da obra do cartunista: Henfil: "Cartas da mãe", de Fernando Kinas e Marina Willer (2003); "Henfil, Profissão Cartunista", de Marisa Furtado e Paulo Serran (2002); "Três irmãos de sangue", de Ângela Patrícia Reiniger (2006); "Henfil Plural", de Laine Milan e Vicente Guerra (2009), e "Tanga, deu no New York Times", do próprio Henfil. Sala Lima Barreto (100 lugares, livre)
Dia 30 de junho, quinta, às 20h
Mesa-redonda sobre o Henfil
Mesa de debates integrada por pessoas que conviveram e trabalharam com o cartunista Henfil e que dividirão com o público, parte dessas experiências. A mesa será composta pelos cartunistas Jal e Claudio, o artista gráfico Gualberto Costa e o jornalista e escritor Audálio Dantas, sob a mediação de Waltemir Jango Belli Nalles, Diretor da Divisão de Bibliotecas do CCSP. Praça das Bibliotecas (70 lugares, livre, duração: 2 horas)
Entrada franca
Dia 30 de junho
Vídeo Institucional - apresentação na abertura da mesa de debates, às 20h A Gibiteca Henfil apresenta para o seu público o vídeo institucional produzido pelos funcionários do Centro Cultural São Paulo: Rodrigo de Moraes Taguchi, da Gibiteca Henfil, e Márcio Yonamine, da Divisão de Informação e Comunicação, a partir de imagens e arquivos colhidos ao longo desses anos.
Praça das Bibliotecas (70 lugares, livre)
Entrada franca