De Olho na Lista: É a minha mamãe!
PublishNews, Carlo Carrenho, 13/05/2011
Padre cantor afina as vendas e o Dia das Mães mostra sua força

Depois de uma semana fraca, com apenas “9.874” exemplares vendidos apurados pela lista do PublishNews, muitos acharam que o megaseller Ágape (Globo Livros), do Padre Marcelo, poderia estar perdendo sua força. Mas tal percepção não passou de falta de fé. O PublishNews apurou nesta semana 21.779 exemplares vendidos do livro do amor – mais de 4 vezes a venda do segundo colocado. É bem possível que o Dia das Mães tenha ajudado neste número. Afinal, muitos filhos católicos e zelosos podem ter escolhido o livro de R$ 19,90 como presente para suas genitoras.

O Dia das Mães também deve ter influenciado na lista de não-ficção, mas desta vez graças a filhos não tão zelosos assim. Afinal Comer, Rezar e Amar (Objetiva), de Elizabeth Gilbert, alcançou a primeira posição esta semana na categoria – talvez uma indicação de que tem muito filho pouco católico querendo mandar a mãe para a Índia ou para a Indonésia.

A lista de autoajuda foi a mais marcada pela data comemorativa. Depois de Ágape, as próximas cinco posições são de livros para mulheres, com destaque para Mulheres inteligentes, relações saudáveis (Academia da Inteligência), de Augusto Cury, e Minha mãe, meu mundo (Gente), de Anderson Cavalcante e Simone Paulino, em segundo e terceiro lugares.

E apesar de todo mundo levar a mãe para almoçar fora no segundo domingo de maio, parece que tem muito filho que não abre mão dos quitutes maternais. Afinal, dois livros de “cozinheiras apresentadoras” estrearam na lista esta semana: Chef em casa (Agir), de Ana Maria Braga, que traz receitas, e A receita da minha vida (Benvirá), com a história de vida de Palmirinha Onofre.

Outro destaque é Água para elefantes (Arqueiro), de Sara Gruen, que assumiu a vice-liderança do ranking geral e o primeiro lugar da categoria de ficção. O filme está sem dúvida ajudando.

No ranking de editores, a Vergara & Riba aparece em um honrosa quarta posição atrás de Sextante, Record e Ediouro. A editora argentino-brasileira emplacou sete livros na lista: cinco da coleção Diário de um Banana e dois livros para mães: Diploma para a melhor mãe, de Lidia Maria Riba, e Palavras mágicas para as mães, de vários autores.

Confira a lista semanal.
[13/05/2011 00:00:00]