De Olho na Lista: Padre-cantor vende menos que 10 mil exemplares na semana
PublishNews, Carlo Carrenho, 06/05/2011
Mães invadem lista de autoajuda e filme catapulta elefantes para o segundo lugar geral

A lista de autoajuda do PublishNews desta semana mostra uma verdadeira invasão de livros para mães e mulheres, provando que o livro pode ser o melhor presente até para mães. Os livros Mulheres inteligentes, relações saudáveis (Academia de Inteligência), Obrigado por existir (Sextante), Minha mãe, meu mundo (Gente), Querida mamãe (Sextante), Superdicas para educar bem seu filho (Saraiva) e Diploma para a melhor mãe (Vergara & Riba) estreiam na lista do PublishNews. Os livros da Sextante não são lançamentos e já freqüentaram listas de best-sellers antes, mas nunca tinham aparecido em nossa lista semanal.

Outra novidade foi o empurrãozinho que o filme homônimo deu para Água para elefantes (Arqueiro), de Sara Gruen. Graças às bilheterias, o livro saltou da 11ª para 2ª posição na lista geral, ficando atrás apenas do mega best-seller Ágape (Globo Livros) e à frente do arrasa-prateleiras Deixe os homens aos seus pés (Universo dos Livros) – e, claro, conquistou a primeira posição em ficção. E por falar em padre-cantor, esta é a segunda semana consecutiva que seu livro do amor apresenta quedas nos números apurados. Duas semanas atrás, foram 19.877 exemplares. Na semana passada, 11.626. E na semana atual “apenas” 9.874. É a primeira vez desde seu lançamento que Ágape aparece com menos de 10 mil exemplares vendidos na lista do PublishNews. Seria o início do declínio das vendas do livro que, de acordo com fontes da editora, já alcançou a marca de 2,5 milhões de cópias vendidas?

Na lista de não-ficção, merece destaque o livro Restart: coração na mão (Benvirá), de Fátima Gigliotti, que estreia na categoria com a 12ª posição. Em ficção, Querido John, de Nicholas Sparks, caiu para o segundo lugar, mas, segundo a editora, atingiu esta semana a marca de 600 mil exemplares vendidos.

No ranking de editoras, a Sextante segue na primeira posição com 18 títulos na lista, seguida pela Record, isolada em segundo lugar com 12 títulos, e pela Ediouro, com 7 títulos. O quarto posto está disputadíssimo com Leya, Planeta, Santillana e Vergara & Riba empatadas com 6 títulos cada uma.

Confira a lista de mais vendidos desta semana.
[06/05/2011 00:00:00]