De Olho na Lista: Padre vende menos, mas segue firme em primeiro lugar
PublishNews, André de Lima, 29/04/2011
Na lista mensal de abril, “big four” cariocas confirmam sua força

A semana foi de poucas novidades na lista de mais vendidos do PublishNews. Nenhuma mudança nos primeiros lugares de nenhuma das categorias e nada mais que 9 livros entre os 10 mais vendidos da lista geral já estavam neste pelotão de elite na semana passada. A mudança mais relevante é a troca de posições entre Dias de cão (Vergara & Riba), de Jeff Kinney, e Deixe os homens aos seus pés (Universo dos Livros), de Marie Forleo, que ocupam agora a segunda e a terceira posições no ranking geral respectivamente.

Vale notar que o superbest-seller Ágape (Globo Livros), do padre Marcelo, teve uma venda aferida bastante inferior à sua performance recente. Foram 11.626 exemplares vendidos apurados na semana contra 19.877 na semana anterior. Mas esta queda de mais de 40% está longe de ameaçar a hegemonia do arrasa-prateleiras católico.

No ranking de editoras, a Sextante segue reinando com 18 títulos na lista, seguida pela Record com 11 e Planeta com 8. A novidade está no quarto lugar, ocupado pela luso-paulista Leya. Intrínseca e Santillana dividem a quinta posição com 6 títulos cada.

Com a publicação da lista semanal de hoje, fechamos também nossa lista mensal de abril. Os livros best-sellers do mês foram Ágape (Globo Livros) em autoajuda e na lista geral, A Cabana (Sextante) em ficção, 1822 (Nova Fronteira) em não-ficção, Dias de cão (Vergara & Riba) em infanto-juvenil e O Monge e o executivo (Sextante) em negócios.

Já o ranking mensal de editoras confirmou a força das “big four” cariocas com Sextante em primeiro lugar, seguida de Record, Intrínseca e Ediouro. As ibero-paulistas Leya e Planeta dividem a quinta posição.

Com quatro meses acumulados, a corrida da lista anual também está bastante interessante. Clique aqui para conferir.
[29/04/2011 00:00:00]