BEA ganha ares globais
PublishNews, André de Lima, 25/03/2011
Global Market Forum e Publishers Launch são dois dos eventos que devem atrair visitantes internacionais

A BookExpo America (BEA) é o maior evento do mercado editorial dos EUA. Uma espécie de Bienal gringa, a feira é restrita apenas a profissionais da indústria editorial e, neste ano, acontece entre 24 e 26 de maio, em Nova Iorque. Normalmente trata-se de um evento muito voltado para o mercado norte-americano, com pouca importância internacional. Apesar de oferecer um International Rights Center, feiras como Frankfurt, Londres ou mesmo Bolonha têm maior importância e visibilidade internacional.

Neste ano de 2011, no entanto, dois eventos que fazerm parte da programação da BEA parecem dar um ar mais global à feira. O primeiro deles é o Global Market Forum, que acontece no dia 23 de maio. Não se trata de uma novidade, e versões anteriores do fórum enfocaram os mercados editoriais árabes e em espanhol. Agora é a vez da Itália, e a programação é apoiada pela Associação Italiana de Editores. Entre os assuntos que serão abordados pelo evento estão a compra e venda de direitos autorais entre Itália e EUA, o mercado editorial infantil e de ficção do país europeu, e o status do mercado italiano de livros digitais.

Outro evento que promete uma visão mais global do mercado editorial é o . Trata-se, na verdade, do primeiro evento organizado pela Publishers Launch, uma iniciativa lançada esta semana por Mike Shatzkin e Michael Cader. Shatzkin é um importante consultor editorial e colunista do Publishnews, enquanto Cader é o criado do Publishers Lunch, uma espécie de PublishNews gringo. Os dois se uniram para organizar eventos sobre o livro digital ao redor do mundo e a estréia será em Nova Iorque. Com o tema “e-Books Go Global”, a programação do evento será focada nas oportunidades globais que a revolução digital oferece tanto a editores em língua inglesa – em um primeiro momento – como a editores em outros idiomas. Temas como direitos autorais, vendas globais e atuação dos grandes players digitais fazem parte da pauta. O evento acontece no dia 26 de maio, no próprio Javis Center onde será realizada a BEA.

Como este gostinho mais internacional, a BEA se torna de fato mais atraente para editores de todo o mundo.

[25/03/2011 00:00:00]