De olho na lista: Ela é carioca
PublishNews, Carlo Carrenho, 18/02/2011
Das cinco editoras best-sellers, quatro ficam no Rio de Janeiro

A lista de mais vendidos pouco mudou entre a semana passada e esta. O padre continua deixando todos para trás mantendo Ágape (Globo Livros) na primeira posição pela 20ª semana consecutiva. Apenas na contabilização do PublishNews, o livro já soma mais de 430 mil exemplares vendidos.

A lista está tão calma que não houve mudança nas primeiras posições de nenhuma das listas por categoria. As obras 1822 (Nova Fronteira), de Laurentino Gomes; A cabana (Sextante), de William Young; O Pequeno Príncipe (Agir), de Exupéry; e 51 atitudes para vencer na vida e na carreira (Clio), de Carlos Hilsdorf, seguem na ponta. Na lista geral, os sete primeiros colocados são os mesmos, com pequenas variações na ordem entre eles. Ainda assim, há dois destaques na semana. O primeiro é a coleção Disney Club, que emplacou seus sete títulos na lista infanto-juvenil catapultando a Melhoramentos para a quinta posição entre as editoras best-sellers. O segundo é o livro O discurso do rei (José Olympio), de Peter Conradi e Mark Logue, que estreia na lista de não-ficção na 10ª posição, embalado pelo filme.

Com tanto marasmo, vale olhar a lista anual e como está a corrida entre editoras. A Sextante reina suprema com 27 livros emplacados nas listas semanais do PublishNews este ano. Em segundo lugar, está a Record com 16 livros, seguida de Intrínseca e Ediouro empatadas com 14 livros cada uma. (Embora a Intrínseca esteja sempre na vice-liderança das listas semanais, a Record tem maior rotatividade entre seus best-sellers, o que faz com que suba no ranking de editoras quando as semanas são consolidadas). E o que há em comum entre todas estas editoras? Elas são cariocas. A primeira editora não carioca do ranking é a paulistanérrima Melhoramentos, mas só em quinto lugar. Ainda assim divide a posição com a Elsevier... que é carioca.
[18/02/2011 01:00:00]