Professor de literatura vence o Benvirá
PublishNews, Redação, 14/02/2011
Oscar Fussato Nakasato é autor de Nihonjin, o melhor livro entre os mais de 1.900 romances inscritos

Oscar Fussato Nakasato ensina literatura e linguagem para alunos do ensino médio e superior em Apucarana, no Paraná, e já teve alguns trabalhos premiados em concursos em seu estado. Hoje, seu nome ganha projeção nacional com o anúncio do resultado do 1º Prêmio Benvirá de Literatura. Por seu romance inédito Nihonjin, ele ganhou o grande prêmio da Editora Saraiva. Além de receber R$ 30 mil, terá o livro lançado já em abril pelo selo Benvirá.

A concorrência foi grande. Seu livro concorreu com mais de 1.900 obras inéditas e sua escolha foi unânime. A comissão julgadora era formada José Luiz Goldfarb, Nelson de Oliveira e Ana Maria Martins. “Esse romance é, antes de tudo, uma competente reconstrução histórica da imigração japonesa, tema pouco presente em nossa literatura. Sua força literária está não apenas na linguagem direta e sem firulas, nos personagens e nos conflitos marcantes, mas também no poder de comover o leitor”, informa a comissão. Confira no “Leia Mais” outros destaques sobre a obra e sobre o autor.

Sobre a obra

Nijohin conta a vida de Hideo Inabata, japonês orgulhoso de sua nacionalidade, que chega ao Brasil na segunda década do século XX e passa por dificuldades de adaptação. Com o tempo, arrepende-se por ter sido intransigente com o filho Haruo, que assumiu a brasilidade e morreu assassinado após a Segunda Guerra, e com a filha Sumie, que abandonou o marido japonês para fugir com um “brasileiro”.

O narrador, neto do protagonista e filho de Sumie, empresta voz e visão contemporânea à transformação do avô. É uma história particular, que mostra a origem multicultural do Brasil em tempo e lugares ainda pouco explorados na literatura brasileira e mesmo nos livros de História. E, ao mesmo tempo, é um conto universal, em que até o mais duro ser humano se dobra às mudanças imperiosas do lugar, do tempo e do coração.

Sobre o autor

Nascido em 1963, Oscar Fussato Nakasato é neto de imigrantes japoneses. Seus avós (paternos e maternos) se instalaram em fazendas de café no interior de São Paulo para trabalharem como colonos, na esperança de enriquecerem e retornarem ao Japão, o mesmo pano de fundo histórico de seu romance. Desfeito o sonho de voltar ao país natal, a família Nakasato migrou para o interior do Paraná, onde adquiriu um sítio. Preocupados com a educação escolar dos filhos, seus pais transferiram-se para Maringá.

Nakasato cursou Direito por dois anos e meio na Universidade Estadual de Maringá, que trocou pelo curso de Letras, na mesma instituição. Fez mestrado e depois doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Universidade Estadual Paulista, campus de Assis. Hoje é professor de Literatura e Linguagem no Ensino Médio e Superior na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Apucarana. É casado e pai de dois filhos.

Em 1999, foi premiado com os contos “Alô” e “Olhos de Peri” no Festival Universitário de Literatura, promovido pela Xerox do Brasil e Editora Cone Sul. Em 2003, venceu o Concurso Literário da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, edição 2003, Prêmio Especial Paraná, com o conto “Menino na árvore”. Nihonjin é seu romance de estreia.
[14/02/2011 01:00:00]