Sabin lança dicionário de arte internacional
PublishNews, Redação, 12/01/2011
Edição faz parte do projeto Brasil-Artes, Memória do Gigante Plural e compreende dois DVD’s com mais de 3 mil verbetes e 4 mil imagens

A Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional (Sabin) lançou o projeto Brasil-Artes, Memória do Gigante Plural, coordenado pelo professor Raul Mendes Silva, e que compreende dois dicionários de arte em um único DVD: o Dicionário de Artistas do Brasil e o Dicionário de Arte Internacional (R$ 60). No total, mais de 3 mil verbetes e 4 mil imagens que abrangem as áreas de arquitetura, desenho, escultura, gravura, multimídia e pintura.

O conteúdo digital do trabalho corresponde a mais de 10 mil páginas inéditas de texto de um livro impresso e pode ser adquirido na livraria Leonardo Da Vinci (Av. Rio Branco, 185/subsolo – Centro – Rio de Janeiro/RJ). Universidades, bibliotecas e outras unidades de ensino federais que já fazem parte da do sistema habitual de distribuição gratuita da BN vão receber o material. Outras instituições públicas não cadastradas podem entrar em contato através do e-mail.

Em linguagem simples, o material pretende facilitar a pesquisa inicial de professores e estudantes de ensino médio. A apresentação de artistas e obras mantém o rigor de divulgação científica. O principal critério para inclusão não seguiu qualquer norteamento comercial e as obras citadas, em sua maioria, estão expostas em lugares de acesso público. A navegação do DVD foi pensada para ser feita em computadores simples e por pessoas com limitada experiência.

A última publicação do gênero reunindo artistas brasileiros foi em 1988 e só contemplava pinturas. O dicionário de arte internacional é o primeiro feito em português. O projeto foi patrocinado pelo BNDES e pela Souza Cruz.
[12/01/2011 01:00:00]