Livro americano sobre a cantora e compositora Suely Mesquita é lançado no Brasil
PublishNews, Redação, 17/12/2010
Haverá uma apresentação do “Coro Crome” neste sábado para marcar a sessão de autógrafos
Fazer uma viagem pela moderna música brasileira através da trajetória da compositora e cantora Suely Mesquita é o que pretende o livro Sexo Puro: a life in Brazilian Song - Suely Mesquita interviewd by Bob Gaulke (Lesma & Lula Press, 147 PP., US$ 12.95 – Acompanha CD), que será lançado neste sábado (18), às 17h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (Av. Afrânio de Mello Franco, 290 – Leblon – Rio de Janeiro/RJ. Tel.: 21 3138-9600). A noite conta com a rara apresentação do “Coro Come”, grupo do qual Suely participou nos anos 80 e que se tornou atração do circuito musical alternativo carioca à época.

Para Bob Gualke, um escritor e professor americano de 43 anos, a vida de uma artista que completa 30 anos de carreira sendo parceira de consagrados músicos do seu país, gravada por outros tantos e, que, no entanto, lançou apenas dois CDs e fez cerca de 100 shows em todo esse tempo, daria um livro. E foi o que ele fez. No final de 2009, depois de três semanas imerso no dia a dia da compositora, cantora e professora de canto Suely Mesquita e com uma extensa entrevista nas mãos, Bob volta para Nova York e lança, um ano depois, nos Estados Unidos: Sexo Puro: A Life in Brazilian Song – Suely Mesquita interviewed by Bob Gaulke, com distribuição pela Verse Chorus Press, uma das mais conhecidas editoras independentes de biografias do mundo da música.

Sexo Puro tem introdução assinada por Pedro Luís, um dos parceiros de Suely, líder do grupo Pedro Luís e a Parede e criador do Monobloco e começa com uma breve biografia de Suely em 11 páginas, seguida pelo único capítulo do livro escrito por ela, sobre seu processo de composição. Mais de 70 imagens ilustram a obra, que conta ainda com 19 letras em português e inglês e com o relato de como letra e música foram criadas. Essa seleção compõe o CD que vem encartado no livro.

Sobre os autores

Bob Gaulke é norte-americano e há três anos é professor de escolas públicas em Nova York. Trabalha no Bronx, ensinando inglês para adolescentes filhos de imigrantes. Lecionou em Yokohama (Japão), onde percebeu como os japoneses são loucos pela música brasileira mas conhecem pouco sobre artistas da cena pós-BRock. Gaulke também é escritor e publicou livros sobre viagens pela Futuretense Press. Escreveu música para teatro e se apresentou com bandas em Portland, Oregon, Yokohama e Nova Iorque. Tem 43 anos e é filho de um norte-americano, músico clássico e professor de música, e de mãe iraniana.

Suely Mesquita é compositora, cantora e professora de canto. Está gravando o terceiro CD (Dio&Baco) em dupla com o compositor, cantor e multi-instrumentista Eugenio Dale e sua música “Animal”, com Pedro Luís, faz parte da trilha da novela Passione. Tem canções gravadas por vários parceiros seus como Moska, Fernanda Abreu, Pedro Luís e a Parede e Celso Fonseca e pelos cantores Ney Matogrosso e Ceumar, entre outros. Assina a preparação vocal de CDs de Pedro Luís e a Parede, George Israel, Farofa Carioca, Gabriel Moura, Rogê, Baia e outros, com produção musical de Nilo Romero, Liminha, Tom Capone, Carlos Trilha, Pedro Luís, Beni, Igor Eça, Paulo Moura etc. Criou e ministra cursos para o cantor popular, como o VOZinVENTO, atualmente em sua 14ª edição.
[17/12/2010 01:00:00]