Autopromoção: como Stephen Elliott faz o seu “barulho”
PublishNews, Redação, 15/12/2010
Sem ajuda de editora, viajou por 33 cidades para divulgar seu livro

O editor, escritor e crítico literário David Duhr escreveu na PublishingPerspectives sobre a experiência de Stephen Elliott: Para um homem que se diz aposentado, Stephen Elliott teve um ano bastante agitado. Desde a publicação de The Adderall Diaries, em 2009, Elliott viajou por 33 cidades, criou a sua app para iPad, formou um biblioteca que empresta livros para 400 leitores e atualmente está adaptando o seu livro para o cinema. Tudo isso sem deixar de trabalhar como editor chefe da The Rumpus, sua popular revista literária online, e diariamente escreve um e-mail para cerca de 5 mil assinantes.

“Pode-se dizer que eu nunca trabalho”, diz Elliott. “É como estar aposentado. Essas são coisas que eu faria de qualquer jeito.” E essas também são as coisas que ele acredita que deva fazer para que os seus livros cheguem aos seus leitores.

Em tempos que até as maiores editoras lutam para alcançar os seus leitores, a marca de publicidade “Faça você mesmo” de Elliott aponta para um futuro onde os escritores se tornarão cada vez mais responsáveis pelo próprio sucesso ou fracasso. “Você precisa fazer o marketing do seu livro com a mesma paixão que coloca na escrita dele”, avalia Elliott. “Faça coisas que ninguém mais está fazendo. Não seja ‘certinho’.”

[15/12/2010 01:00:00]